1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/05/2024 14:57 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP da China - Corrida: Schumacher vence e iguala Alonso
Data: 01/10/2006 10:22

Michael Schumacher mostrou hoje o porque de ser um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1 e venceu o Grande Prémio da China, após uma prestação brilhante.

Com a pista bastante molhada no início da corrida e ao partir do sexto lugar da grelha de partida, enquanto que Fernando Alonso arrancava da pole-position, certamente que não passava pela cabeça do ferrarista vencer pela primeira vez em Xangai na sua última passagem pelo circuito chinês.

Contudo e mesmo perdendo bastante terreno para o espanhol nas primeiras voltas, foi se desembaraçando um a um dos pilotos que se interponham entre si e o seu rival na luta pelo título, subindo progressivamente na classificação. Quando as condições da pista se mostraram mais favoráveis aos seus pneus da Bridgestone, já Fernando Alonso estava ao seu alcance e desta feita era este que tinha problemas com os seus pneumáticos.

O piloto da Renault acabou por se ver suplantado com facilidade por Giancarlo Fisichella e por Michael Schumacher, dado que, ao ter trocado os pneus intermédios dianteiros por outros do mesmo tipo na sua primeira paragem nas boxes - a maior parte dos restante pilotos mantiveram os seus pneumáticos - o espanhol sentiu bastantes dificuldades com o equilíbrio do seu R26, revelando-se uma presa fácil para os seus perseguidores. Alonso via-se batido por Schumacher, depois de ter gozado de uma vantagem superior a vinte segundos face ao alemão.

O piloto da Ferrari passou então a perseguir Giancarlo Fisichella mas, apesar de por vezes estar bastante perto da traseira do Renault do italiano, as posições relativas destes dois pilotos manteve-se até aos derradeiros reabastecimentos. Porém, durante a derradeira ronda de paragens nas boxes a corrida acabaria por ficar decidida.

Com o asfalto já bastante seco, os pilotos trocaram os pneus intermédios por slicks com rasgos mesmo se, a pista ainda estava bastante traiçoeira. Quando faltavam vinte e seis voltas para o final da prova, Fernando Alonso foi o primeiro dos homens da frente a parar para a troca de pneumáticos, mas algumas dificuldades em fixar a roda traseira direita acabaram com qualquer veleidade do espanhol em lutar pela vitória. Por seu lado, o seu colega de equipa tinha ainda possibilidades de alcançar o sucesso que lhe fugia desde o Grande Prémio da Malásia, mas Michael Schumacher tinha outras ideias em mente...

Giancarlo Fisichella reabasteceu uma volta depois de Michael Schumacher e, ao sair das boxes com os seus pneus slicks com rasgos ainda aquém da temperatura ideal, cometeu um ligeiro erro na Curva 1, que estava ainda bastante húmida. O ferrarista, já em ritmo de corrida, enfiou o carro por dentro do Renault do italiano e numa manobra arrojada, na qual chegou a ter duas rodas na relva, arrebatou a primeira posição, faltavam dezassete voltas para o fim da prova.

A partir de então, Schumacher afastou-se progressivamente de Fisichella que foi perdendo também bastante tempo para Fernando Alonso, com o intuito de deixar passar o seu colega de equipa. O espanhol ainda tentou recuperar face a ao alemão, mas este estava a controlar a corrida e consentiu uma aproximação do seu perseguidor, mas sem nunca colocar a sua vitória em risco.

Desta forma, Michael Schumacher alcançou a sua sétima vitória da temporada - a nonagésima primeira da sua carreira - passando para o comando do campeonato com os mesmos pontos do espanhol.

Tiago Monteiro abandonou, quando saía das boxes com pneus slicks, após ter feito um pião na mesma curva onde Giancarlo Fisichella perdeu o comando da corrida. O piloto português estava a realizar uma boa corrida até então, dominando completamente o seu colega de equipa nas condições difíceis que a pista apresentava. No entanto, o seu Spyker Midland M16 Toyota não era capaz de acompanhar os carros do meio do pelotão e Monteiro nunca esteve em condições de lutar por posições que lhe permitissem sonhar com os pontos.

POSP PILOTO EQUIPA PNEUS TEMPO/DIFERENÇA
1. M.Schumacher Ferrari (B) 1h37:32.747
2. Alonso Renault (M) + 3.121
3. Fisichella Renault (M) + 44.197
4. Button Honda (M) + 1:12.056
5. de la Rosa McLaren-Mercedes (M) + 1:17.177
6. Barrichello Honda (M) + 1:19.131
7. Heidfeld BMW-Sauber (M) + 1:31.979
8. Webber Williams-Cosworth (B) + 1:43.588
9. Coulthard Red Bull-Ferrari (M) + 1:43.790
10. Liuzzi Toro Rosso-Cosworth (M) + 1 volta
11. Rosberg Williams-Cosworth (B) + 1 volta
12. Doornbos Red Bull-Ferrari (M) + 1 volta
13. Kubica BMW-Sauber (M) + 1 volta
14. Sato Super Aguri-Honda (B) + 1 volta
15. Speed Toro Rosso-Cosworth (M) + 1 volta
16. Albers Spyker MF1-Toyota (B) + 3 voltas
17. Yamamoto Super Aguri-Honda (B) + 4 voltas
ABANDONOS
R.Schumacher Toyota (B) 50
Massa Ferrari (B) 47
Trulli Toyota (B) 39
Monteiro Spyker MF1-Toyota (B) 38
Raikkonen McLaren-Mercedes (M) 19

VOLTA MAIS RÁPIDA Alonso, 1:37.586

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP da China - Qualificação: Alonso lidera (actualizado)
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. China (Xangai)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com