Entre os favoritos para tentar vencer a edição deste ano da Pikes Peak, a prova de montanha mais famosa do mundo, está certamente Roman Dumas. Para além de que será um projecto com um veículo eléctrico, o piloto francês é o único elemento conhecido do projeto da Ford Performance para este ano.
Embora ainda não tenha fornecido sequer uma imagem da sua máquina para a prova da Colorado Spring, a Ford está a tentar novamente, desta vez não com um veículo baseado no E-Transit, mas com um projeto não muito diferente que tem origem na pick-up eléctrica Ford F150 Lightning.
Quem sabe, talvez a pick-up não herde os 3 (ou mesmo 4) motores eléctricos do seu antecessor e talvez ultrapasse os 1400 cavalos de potência que exibiu em 2023, quando a vitória geral escapou a Dumas por menos de 8 segundos com um excelente tempo (8'47"682 contra 8'40"080 do protótipo Wolf do inglês Shute).
O F150 Lightning vai certamente competir na mesma categoria que a SuperVan 4 (a Open) com o objetivo mínimo de a bater, e as capacidades do piloto francês poderão fazer a diferença em relação à concorrência.
Precisamente nos 19,99 quilómetros mais temidos da subida, ao contrário de Merli e Dani Sordo, Dumas parte com um historial muito sólido, reforçado por quatro sucessos e o recorde de 2018 de 7'57"148 com a Volkswagen. É por isso que assume o incómodo papel de primeiro favorito à coroa...
A Pikes Peak International Hill Climb disputa-se no dia 23 de Junho.