1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 22:50 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








GP do Qatar - Corrida: Hamilton vence e Verstappen reduz estragos
Data: 21/11/2021 16:24

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Qatar e aproximou-se de Max Verstappen nas contas do Campeonato de Pilotos, ao passo que Fernando Alonso regressou ao pódio.

O inglês tinha mostrado ser o mais forte no circuito de Losail e estava numa posição privilegiada para triunfar na corrida de hoje, uma vez que o holandês tinha sido penalizado com 5 lugares na grelha de partida por não ter respeitado duplas bandeiras amarelas na qualificação, quando Pierre Gasly furou, caindo de 2º para 7º, ao passo que Valtteri Bottas caiu 3 posições por não ter respeitado bandeiras amarelas na mesma situação.

Com Pierre Gasly a seu lado e Fernando Alonso atrás de si, Hamilton tinha caminho livre para seguir para uma vitória fácil.

O piloto da Mercedes não enjeitou a possibilidade e lançou-se para um triunfo dominador, apesar de Max Verstappen ter chegado a 2º na 4ª volta, depois de um excelente arranque, que o levou a 4º, para ultrapassar nas voltas seguintes o francês e o espanhol.

Assim que o piloto da Red Bull chegou Hamilton começou a gerir a sua corrida, respondendo às jogadas estratégicas do holandês, tendo na sua superior velocidade um poderoso aliado.

Verstappen adoptou uma táctica de duas paragens, tal como o inglês, tendo o líder do Campeonato de Pilotos tomado sempre a iniciativa para o seu rival responder de imediato.

Nas últimas voltas, foram diversos os pilotos que tentaram realizar uma estratégia de apenas uma paragem a ter problemas com os pneus dianteiros – esquerdo, tendo Lando Norris e os dois Williams furado.

A duas voltas do fim, Verstappen aproveitou um Safety-Car Virtual para recuperar o carro de Nicholas Latifi para entrar nas boxes pela 3ª vez e montar pneus macios usados para poder garantir a volta mais rápida da corrida.

O holandês fez o esperado cumprido o objectivo, roubando 1 ponto a Lewis Hamilton, que poderá ser determinante no final da temporada.

Com os resultados de hoje, Verstappen continua no comando do Campeonato de Pilotos com 8 pontos de vantagem para o heptacampeão mundial.

Fernando Alonso, que arrancou de 3º, voltou ao pódio ao terminar no 3º posto a 59,457s de Hamilton. O espanhol ganhou uma posição a Gasly na partida, mas, depois de ter sido passado por Verstappen, parecia não ter como defender o pódio de Bottas e de Sérgio Pérez.

No entanto, o finlandês, que estava a realizar um longo primeiro stint, teve um furo no pneu dianteiro – esquerdo, caindo para fora dos 10 primeiros para depois abandonar quando parecia claro que não tinha andamento para ganhar pontos ou para roubar o ponto da volta mais rápida a Verstappen.

Pérez, por seu lado, parecia ter o 3º posto garantido, depois de ter suplantado Alonso em pista, mas a Red Bull chamou-o para uma 2ª paragem nas boxes e teria de recuperar diversas posições para alcançar o espanhol da Alpine.

No final, o mexicano ficou a 2,8s de Alonso, tendo o Safety-Car Virtual ajudado o piloto da formação da marca francesa, muito embora este tenha gerido os pneus na última volta, dado que os pneumáticos eram uma preocupação.

Esteban Ocon compôs ainda mais o dia da Alpine com um excelente 5º posto num dia em que a AlphaTauri saiu de Losail sem qualquer ponto, o que deixa a equipa de Enstone numa posição confortável na luta pelo 5º lugar do Campeonato de Construtores.

O francês terminou a corrida a defender-se de Lance Stroll, que tinha no seu encalço os dois pilotos da Ferrari.

O canadiano assinou uma boa performance, ao passo que Carlos Sainz nunca conseguiu recuperar de um arranque menos conseguido.

Charles Leclerc arrancou de 13º depois de uma má qualificação, devido a uma fissura no chassis do seu carro. A Ferrari trocou o componente e o monegasco recuperou até 8º, ficando a pouco mais de um segundo do seu companheiro de equipa.

Norris, depois da sua passagem pelas boxes extra devido a um furo, recuperou até 9º, suplantando Sebastian Vettel, que fechou os dez primeiros.

POS DRIVER CAR TEMPO/ABANDONOS
1 Lewis Hamilton MERCEDES 57 voltas em 1:24:28.471
2 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA +25.743s
3 Fernando Alonso ALPINE RENAULT +59.457s
4 Sergio Perez RED BULL RACING HONDA +62.306s
5 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +80.570s
6 Lance Stroll ASTON MARTIN MERCEDES +81.274s
7 Carlos Sainz FERRARI +81.911s
8 Charles Leclerc FERRARI +83.126s
9 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +1 volta
10 Sebastian Vettel ASTON MARTIN MERCEDES +1 volta
11 Pierre Gasly ALPHATAURI HONDA +1 volta
12 Daniel Ricciardo MCLAREN MERCEDES +1 volta
13 Yuki Tsunoda ALPHATAURI HONDA +1 volta
14 Kimi Räikkönen ALFA ROMEO RACING FERRARI +1 volta
15 Antonio Giovinazzi ALFA ROMEO RACING FERRARI +1 volta
16 Mick Schumacher HAAS FERRARI +1 volta
17 George Russell WILLIAMS MERCEDES +2 voltas 0
18 Nikita Mazepin HAAS FERRARI +2 voltas
NC Nicholas Latifi WILLIAMS MERCEDES abandonou
NC Valtteri Bottas MERCEDES abandonou

Ramón Herrera


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Qatar - Qualificação: Hamilton esmaga
   GP do Qatar: Marko aponta o dedo à "incompetente" FIA
   GP Qatar: Bottas defende-se dos críticos e diz que tem carro diferente de Hamilton
   F1: Alonso está pronto para lutar com Verstappen e Hamilton
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com