1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/01/2022 17:46 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








GP Macau: Soltas do fim de semana I
Data: 22/11/2021 20:30

Fique com um primeiro bloco de notícias soltas relativas à 68ª edição do Grande Prémio de Macau, a prova de automobilismo mais portuguesa a Oriente.

Vitória a falar português na Taça de Carros de Turismo
A corrida deste ano da Taça de Carros de Turismo (na foto) vai ficar marcada pela carambola de proporções épicas no reinício da corrida após um período de Safety Car (ver video no final da notícia). A corrida não foi reiniciada e Célio Alves Dias, o líder à oitava volta, foi dado como vencedor. O piloto do Mini Cooper S não esteve envolvido na carambola, pois liderava a corrida, mas teve um aparatoso acidente na primeira curva logo após o recomeço que deixou o seu carro novo completamente destruído e com uma contusão no cotovelo. Há décadas a tentar vencer esta corrida o macaense não teve a oportunidade de subir ao degrau mais alto, pois quando se realizou a cerimónia do pódio estava a fazer testes no hospital. Foi a sua namorada quem subiu ao pódio e recebeu a tão ambicionada taça.

Boa estreia "de um dos nossos"
Com a influência portuguesa cada vez menor no território chinês, a presença de pilotos portugueses no automobilismo local vai naturalmente diminuindo. Contudo, este ano assistimos à estreia de Junio Pereira, piloto local, na Taça de Carros de Turismo. O piloto de 33 anos terminou na 15ª posição, entre trinta concorrentes, na corrida de qualificação. Porém, na volta de aquecimento teve um problema no seu Ford Fiesta ST e largou de último. Uma boas oito voltas levaram-no ao 13º lugar. Todavia, uma penalização em 30 segundos, por uma alegada ultrapassagem em bandeiras amarelas, atiraram-no para o 26º lugar final. Esta acabou por ser uma boa prestação, visto que Junio Pereira tinha apenas completado quatro corridas ao volante de um Honda Fit 1.5 no Circuito Internacional de Guangdong.

Delfim sobe ao pódio na Taça Challenge
Quatro nomes portugueses a participaram na Taça Challenge Macau - Wynn, para carros de Turismo com cilindradas superiores a 1950cc, apenas Delfim Mendonça Choi teve razões para sorrir no final. Ao volante de um Mitsubishi Evo9, o piloto local foi o segundo classificado. Luciano Lameiras e Jerónimo Badaraco lutaram por posições do pódio durante o fim de semana, mas ambos tiveram problemas nos seus Mitsubishi. Eurico de Jesus alinhou à partida com um Honda Civic FK8 TCR e terminou na 7ª posição.

Filipe Souza não quebra o enguiço
Nunca, em 50 anos, um piloto de Macau conseguiu terminar no pódio da Corrida da Guia. Filipe Souza estava bem posicionado para o conseguir, mas não foi novamente bafejado pela sorte. Depois de ter terminado em segundo na sessão de qualificação, Souza foi quarto na corrida de qualificação. Na corrida de ontem, o piloto lusófono estava na luta com os Lynk & Co por um lugar no pódio, até que lhe mostraram a sinalização de Drive Through por falsa partida. Contudo, se na primeira vez lhe mostraram o número certo, na segunda vez mostraram-lhe outro número que não o dele. O piloto do Audi RS3 LMS TCR não entrou nas boxes para cumprir a penalização, pois pensou que não fosse para si, apesar de ter a noção da possibilidade ter realizado uma falsa partida. À terceira vez que passou na linha de meta recebeu a bandeira preta. No final da corrida, num dia em que podia muito bem ter subido ao pódio, Souza estava obviamente frustrado e igualmente irritado por lhe terem mostrado um número que não era o dele.

Engº português com a Aston Martin Asia
O português Duarte Alves é o engenheiro responsável da Aston Martin Racing Asia e por isso teve este fim de semana ao seu cargo os dois novos Aston Martin Vantage GT3 inscritos pela UNO Racing Team para Marchy Lee e David Pun na Taça GT Macau. Os dois carros britânicos terminaram na quarta e quinta posição, com a equipa asiática a obter bastante informação que remeteu depois para a fábrica. Recorde-se que a Aston Martin, ao contrário das suas rivais, já não corria no Grande Prémio desde 2015 e nem sequer tinha sido com o mesmo carro.

E outro Engº luso em duas frentes
Também na Taça GT Macau, outro português teve a cargo dois carros. Ruben Silva foi o engenheiro responsável pelo Audi R8 LMS GT3 de David Chen e pelo Lamborghini Huracán GT3 Evo de Yao Liang Bo. Infelizmente nenhum dos carros chegou ao fim, já que o Audi da Harmony Racing, que seguia em quarto da geral, desistiu com um furo, enquanto que o Lamborghini do "Gentleman Driver" chinês abandonou após um toque nos muros da Curva do Posto 15 (Polícia).

Como da primeira vez
Este não foi o primeiro Grande Prémio de Macau em que os estrangeiros não foram convidados a participar. A primeira edição, em 1954, sob a organização da sede de Macau do Automóvel Clube de Portugal, também só permitiu a participação de pilotos de Macau e Hong Kong, apesar do interesse de pilotos de outras paragens do continente asiático. A primeira edição foi ganha por Eddie Carvalho, um português, chefe de oficina de profissão e residente em Hong Kong, num Triumph TR2 preparado por si. Uma réplica da viatura encontra-se no renovado Museu do Grande Prémio de Macau.

Os ausentes
Ausências notadas na edição deste ano dos pilotos portugueses Rodolfo Ávila e André Couto. O campeão de 2021 do TCR China viu a MG XPower Racing abdicar da prova do antigo território português ultramarino por esta não ser pontuável para o campeonato chinês este ano. Ávila tinha apalavrada uma participação na corrida da Taça Porsche Carrera Ásia, no entanto, a corrida acabou por ser cancelada quinze dias antes do evento. Na qualidade de Team Manager da equipa Asia Racing Team, o piloto português acabou por estar envolvido no terceiro lugar do piloto chinês Li Si Cheng no Grande Prémio de Macau de Fórmula 4. Já André Couto era esperado nas hostes da equipa chinesa Toro Racing, mas a equipa chinesa alinhou com outros pilotos para a prova deste ano. O vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 de 2000 terá estado ausente por razões de ordem pessoal.






Sérgio Fonseca


Links relacionados
 
Noticias:
   GP Macau: Soltas do fim-de-semana I
   GP Macau: Soltas do fim de semana II
   GP Macau - Guia: Jason Zhang vence edição dos 50 anos
   GP Macau - GT: Vitória sofrida e merecida de Darryl OYoung
   GP Macau: Organização satisfeita com 2021 e 2022 é para fazer
   GP Macau: Rui Valente adia "reforma" e promete voltar para a 30ª participação
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
Provas:
   Grande Prémio de Macau
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com