1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/01/2022 17:41 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Agora é que querem mesmo matar os regionais de ralis
Data: 10/11/2021 20:36

A FPAK quer fazer uma revolução (mais uma...) no escalonamento dos ralis em Portugal, e pelo que se tem visto está longe de reunir consensos mínimos.

A proposta feita para 2022 prevê a o regresso de três níveis nos ralis em Portugal, e aqui surge logo o primeiro problema. No passado a existência de três níveis de ralis sempre acabou por se auto-extinguir, pela simples razão que não havia pilotos nem equipas para alimentar de forma consistente uma disciplina tripartida. Já para alimentar os dois níveis atuais (nacional e três regionais) o número de participantes está curto. Mas esta proposta tem mais problemas.

Ao tornar os regionais competições exclusivas para os 2WD (os Start) vai obrigar a um grande "downgrade" em termos de espetáculo. Vão excluir uma parte significativa dos carros que são um garante de espetacularidade nos regionais e nos ralis em geral: os quatro rodas motrizes.

E como ficam os organizadores e os eventos? Colocam na estrada ralis com três ou quatro dezenas de viaturas 2WD ultrapassadas, se tanto? E fazem-no numa tarde apenas, sem poder sequer ter uma super-especial noturna que normalmente é um dos argumentos para as autarquias apoiar os ralis? Isto é retirar visibilidade aos regionais e comprometer algumas boas provas destes campeonatos, é nivelá-los por baixo quando se deveria fazer o oposto.

Passamos para a categoria Promo que incluirá ralis dos regionais e do CPR, e onde serão aceites os 4WD VSH e VHC. Os pilotos destas viaturas, que sempre foram um dos suportes dos regionais, terão pela frente um dispendioso calendário nacional. Pelos vistos as queixas de que passam despercebidos nas provas do CPR caíram em saco roto, porque agora estes 4WD só podem mesmo participar numa competição na qual metade do calendário será a acompanhar o CPR.

Simplesmente deixam de poder disputar um campeonato regional, e são obrigados a disputar um campeonato nacional mas sem integrar o CPR apesar de ajudarem a compor as listas de inscritos. Como não se abre o CPR aos VSH e VHC, está encontrada a forma de obrigar os pilotos destas viaturas a compôr as listas do CPR.

Na verdade estes 4WD não estão proibidos de participar nos ralis dos regionais porque podem alinhar nas provas extra. A prova extra é aquela aberração em que se retira um troço e depois se tenta explicar ao comum dos mortais que aquele carro disputou o rali mas não entra na classificação, e que apesar de ter falhado o primeiro troço não desistiu. Esta aberração é anacrónica, porque se coloca em terceiro ou quarto plano o espetáculo que deveria ser a prioridade dos ralis. E querem continuar com ela.

Sei que há pilotos felicíssimos com esta proposta, mas esses não pensam nos ralis, pensam no seu umbigo porque correm de 2WD e agora sonham em ganhar ralis à geral. É para estes que esta proposta serve, não é para os ralis em geral nem para o espetáculo que deve ser o desporto automóvel.

Passados todos estes anos Portugal continua a tentar trilhar um caminho alternativo em matéria de ralis. Falhanço após falhanço, desilusão após desilusão, Portugal continua a querer "inventar a roda" nos seus ralis regionais. Só não experimentou usar a roda já inventada pelos outros países e que funciona de forma quase perfeita. Não entendo como já tentaram de quase tudo, menos isso.

Para quando teremos nacional e regionais de ralis com um regulamento técnico equivalente, como acontece por exemplo na Galiza? Se lá resulta porque é que em Portugal não iria resultar?



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: A tirania dos media britânicos
   Opinião: Quais as situações em que a FIA deve intervir?
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.9 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.10 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião - Ralis 2022: Uma proposta alternativa
   Opinião: Os problemas dos ralis nacionais desaguam no Algarve
   Ralis 2022: Conheça as linhas mestras
   Opinião: O karma é lixado... pela segunda vez!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.12 - Ralis por cá e por lá!
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com