1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/01/2022 17:14 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








WRC: Baquet do navegador nos Rally1 causa discussão
Data: 26/10/2021 14:01

Os novos Rally1 que estrearão em 2022 têm uma nova filosofia de segurança, mas o lugar dos navegadores está a causar polémica e são pedidas alterações.

Com chassis tubular, os novos Rally1 têm uma célula de segurança que envolve o habitáculo, reduzindo os riscos dos ocupantes em caso de acidente.

Contudo a posição da bacquet dos navegadores mudou, ficando mais alta e próxima do tecto e com menor espaço para as pernas, o que causou estranheza e admiração.

Os pilotos e as equipas têm estado em conversações com a FIA para alterar esta situação, mas do lado do orgão federativo insiste-se no argumento da segurança, apesar de assumir levar os argumentos em consideração.

Poucas vozes têm dado detalhes públicos sobre o assunto, para evitar criar uma escalada de polémica, mas pelo que se vai ouvindo e lendo só mesmo a FIA estará contente com a solução encontrada.

Martin Jarveoja foi o primeiro a falar do assunto há uns dias assumindo não estar confortável com a posição, mesmo tendo feito apenas algumas dezenas de quilómetros de testes.

Stuart Loudon tem feito testes para a M-Sport e concorda com o estónio revelando em entrevista ao Dirtfish.com que "sentamos mais longe do chão, mais avançados e mais altos."

O britânico revela ainda a falta de espaço para as pernas. "Ao menos nos carros atuais consegue-se esticar as pernas, mas no novo carro não o conseguimos fazer de todo" alertando que uma coisa é fazer uns quilómetros de teste e outra é passar o dia inteiro no carro em troços e ligações.

Ott Tanak não se coibiu de falar no assunto, e ao Dirtfish.com revelou que vê "o sítio onde o Martin (Jarveoja) vai sentado e não é uma posição para um ser humano com pernas."

O campeão do mundo de 2019 revela que para os pilotos "há algum espaço para as pernas, mas para os navegadores, onde estão a colocar a bacquet... não é uma coisa que faça sentido."

O argumento de colocação da baquet desta forma é o da segurança, afastando o corpo do fundo do carro para reduzir o impacto das pancadas por baixo, mas vários intervenientes alertam que colocar a baquet mais perto do tecto também não é solução dadas as consequências impactos no tecto do carro em caso de acidente.

Tanak alerta que os ralis são longos e se passa muito tempo sentado, e realça ainda que "o conforto e a segurança são ambos importantes, mas penso que o conforto é também uma questão de segurança em caso de acidente," revelando acreditar que a FIA está a trabalhar para resolver a questão.



Links relacionados
 
Noticias:
   WRC: Rali de Portugal de 2022 em Maio
   WRC: Sebastien Loeb testa o Ford Puma
   WRC - Catalunha: Ogier assume que não andou bem
   WRC: Hyundai completa teste real de prova com o novo Rally1
   WRC: Monte Carlo vai ser um enorme desafio para os novos Rally1
   WRC: Evans bate nos testes e Loeb volta a testar o Ford
Categorias:
   Internacional
   Ralis
   Campeonato Mundial de Ralis - WRC
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com