1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 24/01/2022 14:26 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








GT3 Cup - Jerez: Vitória surpresa de Francisco Carvalho
Data: 24/10/2021 18:45

Francisco Carvalho levou de vencida a segunda corrida, este domingo, da quarta jornada da GT3 Cup, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, que ficou marcada por diversas penalizações (drive through), na sequência de “toques”, deixando caminho livre ao piloto da Guarda, sendo que, mesmo assim, Vasco Barros ainda foi segundo e Carlos Vieira terceiro. Fora dos pontos, na sequência de um desses episódios, ficou José Rodrigues.

“Esta vitória caiu-me nas mãos, pois o meu carro, em termos de afinação, até estava inferior ao da primeira corrida. Lá na frente vi um toque entre o Vieira [Carlos] e o Rodrigues [José], o Barros [Vasco] destacou-se na liderança e de um momento para o outro só o vi entrar nas boxes. E eu lá segui à minha vida…”, comentava, no final, Francisco Carvalho ainda sem saber o que acontecera ao jovem piloto da VLB Racing.

E este, pouco depois, antes de subir ao pódio pela conquista do segundo lugar final, interrogava-se: “Não faço a mínima ideia do motivo pelo qual levei um ‘drive through’”. A verdade é que Vasco Barros liderava a corrida tranquilamente, diante de Carvalho quando foi intimado a cumprir a penalização, conseguindo, apesar de tudo, concluir a corrida no pódio.

Muito antes, logo na segunda das 14 voltas, já o “toque” de que foram protagonistas Carlos Vieira e José Rodrigues fizera “mossa”. Vieira largara da sexta linha da grelha – ao ser-lhe anulada a volta mais rápida na qualificação, por exceder os limites da pista – e rapidamente chegou aos lugares da frente. E foi quando terá tentado superar o líder José Rodrigues que tudo aconteceu.

“Eu estava por dentro, ele [Rodrigues] tocou-me e fizemos os dois ‘pião’. Só que ele ficou lá e eu continuei, mas levei um ‘drive through’. A partir daí fiz a corrida possível”, explicava Carlos Vieira, terceiro classificado em termos absolutos.

Na categoria AM, Francisco Cruz esteve sempre muito tranquilo na liderança, para confirmar uma vitória indiscutível. “Foi excelente, na minha estreia nesta pista e fora de Portugal. Travei uma batalha interessante com o Jorge Areia e este foi um triunfo bastante suado. Sinto-me supersatisfeito com o resultado”, declarou Cruz, enquanto o segundo classificado da categoria, “Caetanovich”, pseudónimo de Nuno Caetano, não estava menos contente: “Direi que se tratou de uma experiência fantástica e houve muita civilidade à minha volta. Isto é muito giro. Gostei bastante, mas surgiram-me algumas complicações. Foram duas corridas numa…”.

Em plano de destaque esteve também o ex-kartista René Quintaneiro, que subiu ao pódio como terceiro da categoria AM e confessava: “Estou sem palavras. Foi emocionante e aconteceram tantas coisas que ainda estou a ‘digeri-las’, mas estive sempre em evolução até ao final. E sabe sempre bem subir ao pódio e receber o ‘caneco’”.

Mais uma vez, Jorge Areia dominou a categoria GD, fazendo o pleno em Jerez, mas para si a história teve contornos diferentes: “Imprimi um ritmo mais forte e rodei sempre nos lugares da frente, registando uma boa luta, a nível de geral, com o Francisco Cruz e no final ele levou a melhor. Para mim, o importante era somar um novo triunfo na categoria e isso deixa-me satisfeito”.

Na segunda posição terminou Rui Silva, que subiu uma posição no pódio face à primeira corrida e fez, por isso, um comentário curioso: “Foi uma corrida livre e limpa e o resultado ficou à vista. Um bom arranque também ajudou bastante”.


Igualmente satisfeito, José Rocha, terceiro entre os pilotos GD, referiu: “Acho que fiz uma boa corrida, houve alguns despiques com os adversários, mas tudo dentro das regras”.

CORRIDA 2 (provisória):
1º, Francisco Carvalho (PRO), 14 voltas
2º, VLB Racing, Vasco Barros (PRO), + 10.317s
3º, Carlos Vieira (PRO), + 22.847
4º, Francisco Cruz (AM), + 26.262
5º, Jorge Areia (GD), + 26.610
6º, MDriving Racing Team, Caetanovich (AM), + 53.338
7º, Monteiros Competições, René Quintaneiro (AM), 59.695
8º, Monteiros Competições, Rui Silva (GD), + 1.12.799
9º, João Posser (AM), + 1.16.674
10º, José Rocha (GD), + 1.20.224
11º, Pedro Branco (GD), + 1.20.723
12º, Diogo Rocha (AM), + 1.32.145
13º, Álvaro Ramos (GD), + 1.59.960
14º, José Oliveira (GD), a 1 volta
15º, Revislogos/João Parreira (GD), a 6 voltas
Volta mais rápida: Carlos Vieira (3ª), com 1.50.851

A quinta e última jornada (5ª) da GT 3 Cup está agendada para 27 de novembro próximo, no Autódromo do Estoril.

A.I.


Links relacionados
 
Noticias:
   GT3 Cup: Barros espera ter um Porsche sem problemas
   GT3 Cup - Jerez: Vieira e Rodrigues dividem
   GT3 Cup - Jerez: Vieira esteve imparável na primeira
   GT3 Cup: O piloto que trouxe Rolling Stones e U2 a Portugal
Categorias:
   Nacional
   Velocidade
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com