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Dakar: Sainz foi a Madrid contar o que aprendeu em Marrocos
Data: 29/09/2021 11:11

O Carlos Sainz, Lucas Cruz e Audi RS Q e-tron fizeram uma paragem em Madrid para apresentar à imprensa ibérica o novo desafio desportivo da marca dos anéis.

O veterano madrileno e o catalão deram as primeiras impressões depois de completarem um intenso teste de duas semanas em Marrocos no qual colocaram ao limite a complexidade mecânica do inovador veículo alemão, que em menos de cem dias passará pelo teste mais difícil do mundo em corridas.

Sob a carroceria do Audi RS Q e-tron projetada por Marc Lichte, existem quatro motores. Três deles são elétricos da Fórmula E, e o quarto é térmico, que está encarregado de gerar eletricidade quando a bateria atinge um determinado nível. Assim, o carro é movido a eletricidade, gerando apenas emissões quando for puxado a partir do motor térmico originalmente projetado para o campeonato de carros de turismo DTM.

Para Sainz, a "primeira sensação é que o carro anda muito. Não tens embreagem, engrenagens ... não precisas de te preocupar com isso. Acelera que ele dispara. É um carro com tração nas quatro rodas, mas sem conexão mecânica entre os eixos".

O ponto forte do Audi poderá estar na ultrapassagem de obstáculos. "El Matador" realça que o truque está "nas as quatro rodas que devem girar ao mesmo tempo, sem estar conectadas. E isso é gerido com o software, que é o que faz o carro fazer o que tem que fazer. O travão do motor é uma descoberta para mim, nunca tinha trabalhado com ele. O torque, a potência, são imediatos. Nas dunas, por exemplo, não precisas de te preocupar com outra coisa senão colocar as mãos no volante e ver por onde passar. Este carro tira a preocupação das dunas".

Há outras coisas no carro que pesa 1950 kg que o craque dos ralis refere: "Houve muito trabalho que foi feito na aerodinâmica, com atenção aos detalhes e buscando o equilíbrio com a visibilidade".

Depois de testes na Europa, incluindo em Espanha, a Audi Sport viajou até ao Magrebe, onde em Marrocos fez vários dias de testes. Sainz reconheceu que "quando você chega em Marrocos é a prova do algodão e as coisas começam a sair. O carro é um desafio muito difícil, com uma tecnologia nunca antes usada no Dakar".

Os responsáveis da marca falaram da possibilidade de executarem algumas provas para não chegarem tão verdes à Arábia Saudita. Mas Sainz disse que "não correremos no Rali de Marrocos ou em Abu Dhabi, e o veremos no Hail. Mas já temos a experiência e os cabelos brancos para saber se o carro anda rápido ou não e eu já sei disso".

Como funciona este carro numa etapa é algo que muitos fãs ainda se perguntam. Então, vai ser assim: o carro sai com a bateria carregada e embora possa ser recarregada com o motor a combustão, chegará a um momento em que a bateria acabará. O carro é autónomo e, de acordo com o software, gere o motor térmico para gerar eletricidade. Se houver uma reta de 40 quilómetros, a capacidade de recarga será sempre muito limitada.



Ramón Herrera


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