1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/01/2022 18:05 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Dakar: Toyota com novo carro mas conserva pilotos
Data: 22/09/2021 11:20

A Toyota Gazoo Racing apresentou as primeiras imagens do seu remodelado GR DKR Hilux T1+ que vai competir contra os novos carros da Audi e Prodrive no rali Dakar no próximo ano.

Os novos regulamentos que regem a principal categoria de carros de TT forçaram as melhores equipas a modificar os seus protótipos 4x4 para a próxima edição do Dakar em janeiro. A Toyota agora revelou as primeiras fotos de seu novo 4x4 na quarta-feira. O lançamento segue um primeiro teste completo no deserto da Namíbia na semana passada, que ocorreu após uma corrida num terreno rochoso da África do Sul.

O fabricante japonês tem desenvolvido há vários meses uma nova versão de seu Hilux de sucesso, que venceu o Dakar em 2019 e ficou entre os 10 primeiros a cada ano desde 2012. Aproveitando os novos regulamentos de 2022 da FIA, o novo protótipo 4x4 da Toyota apresenta rodas maiores (37 polegadas em comparação com 32 polegadas na versão 2021), banda de rodagem mais larga (320 mm versus 245 mm) e maior curso de suspensão (350 mm versus 280 mm).

Estas novas especificações sem dúvida ajudarão a Toyota a melhorar a sua competitividade na próxima edição do Dakar na Arábia Saudita, onde sofreu mais de 50 furos em 2021, apesar de trabalhar com a BF Goodrich para adaptar a sua configuração às estradas rochosas da Arábia Saudita.

As linhas aerodinâmicas do novo Hilux são visivelmente diferentes, embora a base do protótipo permaneça a mesma - apenas adaptada e ampliada para se adequar aos novos requisitos regulamentares (2,3 metros de largura em comparação com 2 metros em 2021). O chassis não foi totalmente redesenhado, mas recebeu "algumas atualizações" para se ajustar à suspensão e rodas maiores.

A divisão sul-africana da Toyota, responsável pelo desenvolvimento do protótipo Dakar desde 2012, está particularmente entusiasmada com o novo motor a gasolina V6 biturbo de 3,5 litros modificado a partir da versão GR-S do novo Land Cruiser 300, tendo mudou de um motor a gasolina V8 5.0 naturalmente aspirado.

A última versão do motor Dakar será testada na próxima semana na África do Sul com Giniel de Villiers e Henk Lategan a participarem na prova rodada do Campeonato Sul-Africano de Cross-Country 2021 (SACCS) em Nampo. Por agora, a Toyota não planeia disputar nenhuma corrida antes do Dakar 2022 com seu novo protótipo T1+ e continuará a realizar os testes de preparação na África do Sul nos próximos meses.

No que respeita aos pilotos, a Toyota conseguiu manter Nasser Al Attiyah, que era cobiçado pela Mini X-Raid, sendo que Mathieu Baumel será o seu navegador.

De Villiers terá um novo co-piloto este ano, Dennis Murphy, com quem está competindo no Campeonato Sul-Africano de Cross-Country, após a saída de Alex Haro para a Prodrive ao lado de Nani Roma.

Juntando-se aos dois pilotos estrelas da Toyota, estará o jovem sul-africano Henk Lategan, ao lado do navegador Brett Cummings, que surpreendeu todos na sua estréia em 2021 ao terminar entre os três primeiros nas Etapas 3 e 4, antes de desistir na Etapa 5 após um acidente desagradável. O quarto carro será ocupado por outro sul-africano, Shameer Variawa, que ao lado terá o seu novo navegador Danie Stassen.

O Dakar 2022 terá novamente a sua base no deserto da Arábia Saudita, embora a corrida siga desta vez no sentido contrário. A corrida terá início a 2 de Janeiro na cidade de Ha'il, a norte, antes de atravessar para sul. O dia de descanso será na capital saudita de Riade a 8 de Janeiro, antes de seguir para sudoeste e terminar em Jeddah a 14 de Janeiro.

A prova irá começar com um prólogo para determinar as posições no arranque para a Etapa 1. A rota final do Dakar 2022 ainda não foi anunciada, mas espera-se que o terreno seja semelhante ao encontrado em 2020 e 2021 com muitas dunas e terreno rochoso.

Jorge Plácido


Links relacionados
 
Noticias:
   Dakar: Toyota vai trocar de motor para 2021
   SGT: Toyota autoriza a construção do 86 GT300
   Dakar: Ken Block com a Audi?
   Dakar: Prokop prepara Raptor T1+
   Dakar: Sainz foi a Madrid contar o que aprendeu em Marrocos
Categorias:
   Internacional
   Todo o Terreno
   Dakar
Provas:
   Dakar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com