1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 23:11 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: O karma é lixado
Data: 20/04/2021 19:11

Foto: Rui CoutoO Rali Vieira do Minho do passado fim de semana marcou um arranque de temporada bem positivo para fazer mexer o mundo dos ralis: uma fabulosa lista de inscritos, troços em terra que são cada vez mais raros, algumas evitáveis incertezas antes da prova, algumas "bocas" após a prova sobre classificações e vencedores, e claro, uma grande polémica antes do rali.

Desculpem se vou desiludir, mas não me vou alongar sobre a tal "grande polémica" que envolveu o Mitsubishi Mirage Evo que André Cabeças iria estrear.

Apenas registo as habituais movimentações nos bastidores para tentar impedir que um carro recente corra nos regionais. Para mim nada de novo, só que desta vez foram bem notadas, não passaram despercebidas.

Tivemos um vencedor do rali que quase foi ignorado. O Autosport, que é o maior orgão de informação de desporto automóvel em Portugal e costuma ignorar os regionais de ralis, desta vez não ignorou. Ignorou sim que o rali fosse liderado por um tal de Martynas Samsonas a meio do dia, e quase ignorou no final da prova que o lituano tinha sido o vencedor.

A FPAK na sua comunicação nas redes sociais, também quase ignorou Samsonas. Portugal continua a ser o país onde ser o mais rápido num rali não significa que seja o vencedor, há outros valores que se "alevantam".

As "forças ocultas" andam há anos a tentar afastar os carros homologados dos regionais de ralis. Conseguiram afastar os R5 e GTs. A seguir quiseram impedir a entrada dos N5 nos regionais, e conseguiram. Este ano já conseguiram afastar os Rally4 com a publicação do regulamento. E mesmo a começar o primeiro rali do ano afastaram um protótipo que tinha corrido e pontuado em 2020.

Entretanto, a 18 de Abril de 2021, com os inscritos no regional a ter o destaque que entendem que a sua divina existência merece, eis que surge um chato de um lituano com um carro elegível para o regional e ganha o rali. Depois de todas as artimanhas e esquemas para proteger o status-quo, vem um de fora e vence, e logo com um VSH!

O karma é lixado!

Aos 42 anos, e sem qualquer título no seu palmarés, Martynas Samsonas alugou um Mitsubishi para correr em Vieira do Minho e promover os amortecedores e caixas de velocidades que a empresa da sua família desenvolve e produz, e que são utilizados pelos N5 da RMC no país vizinho.

Venceu o rali, tentaram em termos de comunicação ofuscar o seu andamento e resultado, e com isso geraram-se grandes discussões que lhe deram o dobro da visibilidade nas redes sociais.

O karma continua a ser lixado!

E por falar em ignorar. Tudo esteve feito para ignorar as duas dezenas de carros homologados que alinharam na prova extra. Um plantel de luxo com três campeões nacionais no activo, mas que tiveram de ser relegados para terceiro plano.

Será que Martynas Samsonas preferia ganhar um rali de VSHs, ou ser 5º com um VSH num rali com R5s conduzidos pelos melhores pilotos nacionais? O que acham?

José António Marques / Foto: Rui Couto


Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
   Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
   Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
   CNR - Vieira do Minho: Um passeio para Martynas Samsonas
   Rali Vieira do Minho 2021: Como seria se tivesse existido apenas uma prova?
   Mitsubishi Mirage Proto já pode correr nos regionais... novamente
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.4 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep. 5 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Então aquilo em Castelo Branco não correu bem?
   Opinião: O karma é lixado... pela segunda vez!
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com