1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 23:27 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
Data: 02/04/2021 12:36

Aqui vai a terceira crónica do ano, num mês onde de ralis em estrada por cá continuámos a zero. E mesmo lá fora eles não abundaram.

E chegámos ao final do primeiro trimestre e, por cá, nem um rali tivemos ainda! Tempos sombrios, estes! Lá por fora, a nível do WRC e do ERC, Março também foi um completo deserto, pelo que mais uma vez terei que enveredar apenas por outros temas que não os ralis na estrada. Espero que esta seja mesmo a última crónica onde isso acontece!

Por cá, finalmente, tivemos os calendários e os regulamentos dos campeonatos Norte, Centro e Sul e houve logo polémica quanto baste! Se muitas das críticas não passam de meros desabafos mais ou menos exaltados nas redes sociais… outros há que por serem mais estruturados, merecem outra atenção e comentário. Para alguns a exclusão dos R5 dos “regionais” é uma incoerência! Ora permita-se-me discordar dessa opinião. Explico o porquê: no CPR podem participar os WRC? Podem, desde que não figurem na classificação e os seus tempos [nas especiais] não sejam mesmo tornados públicos; no CPR podem participar os VSH? Podem, desde que o rali integre um “regional” ou tenha uma prova “extra”, mas sempre com percurso mais reduzido! Ora a regulamentação para 2021 no que respeita aos X5 nas provas dos “regionais” segue essa mesma lógica, logo tem toda a coerência!

E já agora, para aqueles que defendem que todos os ralis, tanto do CPR como “regionais” ou outros, deveriam aceitar todo o tipo de viaturas, aconselho-os a averiguar qual seria o efeito no plantel dos R5 no CPR se a FPAK abrisse o campeonato aos WRC e aparecesse alguém (muito) abonado e razoavelmente rápido a correr cá com um carro desses!

Quanto aos calendários [dos “regionais”], concordo que os mesmos são desajustados, principalmente por continuarem a integrar provas do CPR. Isto depois de tudo apontar para que isso não voltasse a acontecer. Mas facilmente se percebe o motivo, já que em mais um ano de pandemia, as provas dos “regionais” estão todas muito tremidas, pelo que as provas do CPR poderão vir a ser o “abono de família” desses campeonatos.

Mudando de assunto, teremos, assim se espera, em Abril, o início dos campeonatos de Espanha [Sierra Morena] e de Portugal [Terras d'Aboboreira] e mesmo com provas em pisos diferentes, não deixa de ser pertinente fazer algumas comparações. Custo da inscrição: cá 1200€, lá 600€; Lista de Inscritos: cá, a nada mudar este ano, secretismo total até à semana do rali, com a divulgação da lista oficial apenas nas vésperas da prova, lá actualizações divulgadas regularmente no site da prova, divulgação da lista provisória logo após o fecho das inscrições (mais de duas semanas antes do rali), lista oficial divulgada com mais de uma semana de antecedência do rali; Km cronometrados: cá 100 cá, lá 150; Especiais: cá 7, lá 10; Reconhecimentos: 2 dias cá, 3 passagens lá; Controlo de (possíveis) reconhecimentos ilegais: cá...!? (se alguém souber de algum controlo, agradeço a informação), lá Marshall´s espalhados pelo percurso das especiais em várias horas/dias. Cada um que tire as suas conclusões!

Para finalizar, o ACP divulgou o itinerário do Rali de Portugal 2021. Pouco ou nada de novo, a não ser um ou outro ajuste no percurso e quilometragem de alguns troços e o regresso de Mortágua. Daí resulta um primeiro dia com mais de 120 Km sem assistência, com apenas uma mudança de pneus permitida. Ora será esse primeiro dia que irá contar para o CPR! Sobre isto, duas ou três coisas me apraz dizer: Por um lado, parece que afinal o ‘talibanismo’ da limitação da quilometragem dos troços a apenas 100Km é somente para algumas provas, não todas, pelo que espero que outras organizações do CPR tenham a coragem necessária para fazerem as suas provas com pelo menos 120 km de especiais; por outro, certamente que com uma estrutura destas, Rali de Portugal do CPR irá ser muito (mas mesmo muito) competitivo, com os adeptos (entusiasmadíssimos) a seguirem a par e passo as capacidades de ‘arrastamento’ dos concorrentes pelos 122,88Km de troços. No final, quem melhor se ‘arrastar’ será vencedor! Se isto é a ideia que os responsáveis têm de uma prova competitiva do CPR, vou ali e já (não) venho!; por último, o ACP, com este itinerário abriu uma via (bem larga) para que as equipas do CPR possam poupar muito dinheiro em estruturas de assistência, já que tirando a preparação do carro e qualquer eventual acerto antes e após shakedown, no dia [sexta-feira] da prova, bastarão, quanto muito, duas pessoas para trocar pneus em Arganil e limpar os carros no final do dia. Olha se a moda pega, bem que as estruturas de assistência das equipas do CPR podem começar a pensar mudar de vida!

Por último, e ainda sobre o Rali de Portugal, olhando para o itinerário proposto, fica a ideia que haverá alguém que ainda se acha em 2019! Propor um percurso destes, no Centro Norte do país, reforçando-o ainda com mais uma especial – dá sempre jeito o apoio de mais um município – com duas superespeciais parece-me extremamente ambicioso, para não utilizar outro adjectivo. Só espero que o Rali de Portugal, tal como aconteceu com a F1 no Algarve, não venha a servir de (mau) exemplo e com isso de justificação para subsequentes cancelamentos de provas nacionais e “regionais”.



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: Reflex(ã)o - Janeiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Porque não começar por apoiar os pilotos mais jovens de uma certa forma?
   Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
   Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
   Um domingo a desconfinar
   Opinião: O karma é lixado
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.4 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep. 5 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Então aquilo em Castelo Branco não correu bem?
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com