1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 21:50 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
Data: 23/03/2021 12:28

Com a divulgação dos regulamentos dos campeonatos de ralis, ficamos finalmente a saber com o que contar para as provas de estrada em Portugal neste ano de 2021.

Entende-se o atraso na divulgação dos calendários por causa dos tempos de excepção que vivemos, mas já não se entende, nem é sequer aceitável, que a FPAK não tenha avançado com as alterações que pretendia fazer aos regulamentos em tempo útil. Um comunicado sobre isto em Dezembro evitava que se tivessem de abortar projectos em curso para 2021.

Completo que está o ciclo de publicação de regulamentos constata-se um conjunto alargado e incoerências, uma parte delas são novas e outra parte vem de anos anteriores.

O ano de 2020 terminou com a exclusão dos Açores e Algarve do CPR, a divulgação do calendário no início de Fevereiro apenas confirmou o que era factual. Uma redução corajosa com o argumento da necessidade de baixar custos, mas que resultou também da vontade dos pilotos.

No Regional Norte temos um calendário de 10 provas, no Regional Centro temos um calendário de 9 provas. Desta vez não se levou em conta a vontade dos pilotos nem a necessidade de reduzir custos.

Podem argumentar que alguns destes ralis não se irão realizar por causa da situação de pandemia. É um argumento irrelevante e falacioso que poderia ter servido para manter 10 provas no CPR. Mas não, de forma incoerente no CPR temos duas provas de reserva mas nos Regionais carregou-se os calendários.

Outro ponto interessante é que há 5 ralis dos Regionais Norte e Centro que acompanham as provas do CPR, contrariando o que os pilotos vêm pedindo há muito tempo. Também aqui faltou a coerência de levar em linha de conta um pedido antigo dos pilotos, que ainda teria o efeito positivo de reduzir a dimensão do calendário.

Se olharmos para os carros que podem alinhar, mantém-se a linha de excluir a todo o custo viaturas homologadas que possam ganhar ralis. Aqui ouviram os pilotos, ou alguns pilotos que receiem que os carros homologados lhes tirem os seus "5 minutos de fama". Os R5, GT, N5 e agora também os Rally4 estão excluídos dos regionais continentais. E aqui entramos em mais duas incoerências.

Se os N5 não podem pontuar nos Regionais, porque é que um protótipo como o Mitsubishi Mirage Proto pode? Qual a diferença conceptual entre estes veículos? Não é nenhuma. Então porquê esta diferença de tratamento? Deveriam poder correr os dois para bem dos ralis.

Mas há outra incoerência novinha em folha, é que os Rally4 que substituem os R2 não podem pontuar nos Regionais em 2021. Vamos pegar num exemplo: Ford Fiesta com homologação em vigor. A versão R2 de 2009 com motor 1.6 atmosférico pode pontuar, a versão de 2015 com motor 999cc turbo pode também pontuar. A versão de 2019 com motor 999c que esteja de acordo com a regulamentação Rally4 (que substitui a extinta R2) não pode pontuar mas podia em 2020.

Convém relembrar que graças à mais recente inovação regulamentar dos regionais, um veículo que não pode pontuar também não pode correr no regional.

Prometi a mim mesmo que não iria tecer comentários a toda a absurdidade, irracionalidade e insanidade que é a aceitação / rejeição de viaturas homologadas nos regionais continentais. Por isso o artigo termina aqui.



Links relacionados
 
Noticias:
   Super7 - Caramulo: Megre vence nos Graduates
   Opinião: Quando é que os pilotos dos regionais terão coragem de assumir isto?
   Opinião: Porque é que um VSH não pode correr no CPR?
   CPR: O que esperar do calendário de 2021
   Opinião: Um CPR com 8 ralis a custar tanto como 10?
   Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
   Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
   Rali de Portugal: Conheça a nova Super-Especial na cidade do Porto
   Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: O karma é lixado
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.4 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep. 5 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Então aquilo em Castelo Branco não correu bem?
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com