1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 22:21 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
Data: 01/03/2021 13:42

Aqui vai a segunda crónica do ano, num mês onde de ralis em estrada só mesmo lá fora. Por cá os ralis foram motivo de outras polémicas!

A FPAK levou mesmo até ao fim aquilo que já se falava há muito, e reduziu o calendário do CPR para oito provas, colocando na “prateleira” Açores e Algarve, curiosamente ou talvez não, as duas provas que em 2020 acabaram canceladas à última hora! A FPAK decidiu, segundo se diz, seguindo a opinião dos principais pilotos, ainda e sempre com a justificação da redução dos custos, algo que também serve para a continuação da redução da extensão das provas [cerca de 100 Km] posta em prática em 2020. Curiosamente, e tal como já tinha acontecido no ano passado, nada saiu quanto a uma redução dos dias de reconhecimentos. Relembro que mesmo reduzindo em 20/30 Km a extensão das provas, se mantêm os dois dias de reconhecimentos. Na reação a estas medidas, só Manuel Castro defendeu essa redução. Mais ninguém abordou o tema, parecendo que, para os principais pilotos, os reconhecimentos são um tema tabu. Algo que se viria a confirmar mais tarde!

Já por mais de uma vez escrevi sobre o tema, defendendo a redução (e o controlo) dos reconhecimentos, porque sempre me pareceram exagerados, algo agravado com a redução da quilometragem competitiva, pois dois dias de reconhecimentos, segundo vozes avisadas, darão, sem grande dificuldade, para fazer dez passagens. Porém, como se ficou ‘oficialmente’ a saber, para muitos pilotos, isso parece não chegar! E porquê se ficou a saber ‘oficialmente’? Porque um piloto [Ricardo Teodósio], campeão nacional em 2019, disse, sem rodeios, que fazia reconhecimentos ilegais mas que só o fazia porque isso era prática comum no CPR!

Podem perguntar: Isso deve ter tido consequências!? Sim, teve, mas nos sítios do costume, as redes sociais! Sim, porque mesmo na comunicação social especializada, que tenha visto, só mesmo o Sportmotores.com se deu ao trabalho de passar para “o papel” a entrevista dada ao 16 Válvulas. Quanto aos pilotos – os principais visados – à excepção de um [Pedro Meireles], que reagiu, afirmando não reconhecer ilegalmente, o silêncio foi verdadeiramente sepulcral. Mas também por parte da entidade federativa, que gere, regulamenta e supervisiona o CPR, a reação foi idêntica à dos pilotos: Um silêncio ensurdecedor! Apetece relembrar um ditado popular: Quem cala, consente!

Sem me querer alongar no tema, é no mínimo triste, que em Portugal se continue a permitir fazer umas dez passagens de reconhecimentos legais e, numa altura em que reduz o número de provas e a sua quilometragem competitiva, nada se faça para reduzir, no mínimo, os reconhecimentos a apenas um dia. E depois disso, que houvesse verdadeira vontade de os controlar, bastando conseguir apanhar dois ou três prevaricadores e sancioná-los drasticamente para o problema se resolver. Aconteceu isso aqui ao lado em Espanha e também em França, mas infelizmente os bons exemplos custam muito a chegar cá!

Ainda por cá, foi também notícia a entrega dos direitos de imagem do CPR a uma outra empresa. Espero que seja uma mudança no bom sentido e que quem filma e produz procure passar para o ecrã a espectacularidade dos ralis. Sim, porque para ver apenas carros a passar, muitas vezes em retas, certamente que poucos perderão tempo a ver resumos de ralis. Para já, um sinal muito positivo é a parceria que a nova empresa [GMK] fez com o único OCS especializado profissional do nosso país [Autosport].

Lá por fora tivemos este passado fim de semana o Rali do Ártico, finalmente uma verdadeira prova de neve no WRC, substituindo com nota alta a Suécia. Claro que poderia ser ainda melhor, se tivesse mais troços e permissão de público, mas quanto a este, para quem gosta mesmo de ralis, em qualquer lugar do planeta, o investimento no WRC+ é claramente bem aplicado. É um luxo poder ver todos os carros WRC e alguns WRC2 em todos os troços, sentado confortavelmente no sofá.

Quanto aos resultados do rali, claramente a Hyundai 'acusou o toque' de Monte Carlo e esteve algo acima da Toyota, onde apenas o jovem Rovanpera teve mãos para lutar com os carros sul-coreanos. Venceu Tanak, que aproveitou bem a sua ordem de partida na 6ªfeira. Neuville esteve também em bom plano e até Breen, mesmo se teve um dia de sábado algo complicado, acabou por conseguir segurar Evans atrás de si. Pena que tenhamos apenas duas marcas a lutar pelas vitórias, já que a M-Sport/Ford parece estar neste WRC 2021 apenas e só para picar o ponto.

Num rali onde Rovanpera brilhou, mesmo se o Yaris não terá estado ao melhor nível, há que fazer um referência especial para outro ‘puto’, Oliver Solberg, com apenas 19 anos [menos um do que Rovanpera], a estrear-se num WRC, com um navegador de recurso, parecendo que já o fazia há muitos ralis. Além de ter andado muito, foi sempre dos mais espectaculares e mesmo se cometeu alguns erros, mostrou que, para já, temos dois jovens com potencial para marcarem os ralis mundiais dos próximos anos. Mas outros jovens aparecerão, provenientes de vários países, mas infelizmente não de Portugal, isto caso se mantenha por cá a ‘adição’ pelos reconhecimentos e a ausência de programas de deteção e promoção de jovens pilotos.



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião - Reflex(ã)o: O melhor… e o pior do CPR 2020
   Opinião: Um CPR com 8 ralis a custar tanto como 10?
   Opinião: Reflex(ã)o - Janeiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Porque não começar por apoiar os pilotos mais jovens de uma certa forma?
   Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
   Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
   Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: O karma é lixado
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep.4 - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o – Ep. 5 - Ralis por cá e por lá!
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com