1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 21:44 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
Data: 16/02/2021 18:31

Depois da divulgação do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis de 2021, o mundo dos ralis no nosso país explodiu. As redes sociais permitem-nos assistir a estas explosões em directo, a cores e em 3D.

Não se vê tudo, mas quase tudo, e por vezes o que não se vê é dado a conhecer por um ou outro participante mais corajoso. Claro que fica sempre a duvida entre o que é realidade ou ficção. E fica sempre o amargo de ver que muita gente não se sabe comportar, mesmo quando indirectamente representam uma estrutura que compete.

Mas pronto, excessos à parte, toda esta novela foi o resultado de um excesso: O excesso de provas no Campeonato de Portugal de Ralis. A FPAK, que era a responsável por esse excesso, livrou-se dos seus erros dos anos anteriores com mestria: Pediu aos pilotos que escolhessem e no fim decide em função da vontade dos pilotos.

Os clubes lesados não podem ficar chateados com o orgão federativo, porque foram os pilotos que escolheram, foi a vontade dos intervenientes. Rui Moniz do GDC afirmou mesmo isso numa entrevista à RTP Açores quando reconheceu que as principais equipas do CPR não queriam ir ao Azores Rally.

Os pilotos ficam contentes porque a FPAK os ouviu, por exemplo Armindo Araújo fez questão de frizar isso mesmo, que a FPAK ouviu os pilotos. Na verdade a FPAK ouve os pilotos já há muito tempo, ou pelo menos alguns deles, mas nunca tinha decidido de forma tão concertada com os homens do volante.

Claro que não ouviu os pilotos todos, ouviu a Associação Portuguesa de Pilotos de Ralis (APPR) que representa alguns pilotos, só que mesmo aqui as coisas não foram de todo serenas, e Ricardo Teodósio foi a voz da revolta explicando porquê. Goste-se ou não da forma e do conteúdo, o algarvio "partiu a loiça" e ainda foi desenterrar assuntos que estavam sossegados num canto por serem tabu.

É óbvio que se entende a frustração de Teodósio e dos algarvios. Se retirassem o Rali Serras de Fafe do calendário, a frustração seria ali pelo Minho e Douro Litoral e a um nível equivalente. Como se entende a frustração dos açorianos, é a mesma que os madeirenses teriam se o Rali Vinho da Madeira fosse excluído do CPR.

Também imagino se a ARC não sentirá o mesmo por ver sair do campeonato dois ralis onde os seus clientes eram efectivamente fortes. E ainda penso em Bruno Magalhães que viu partir dois ralis onde andava muito bem. Ver quem potencialmente perde ou ganha com estas saídas, é um exercício complexo mas interessante.

E toda esta confusão acontece porque alguém em finais de 2019, entendeu que era uma boa ideia fazer subir uma décima prova ao Campeonato de Portugal de Ralis. Nove provas já era muito, então dez ficava o número ideal. O número ideal para criar um problema, digo eu.

A prosa já vai longa, um dia destes volto ao tema.



Links relacionados
 
Noticias:
   Open - Loulé: Nunes com o triunfo e Peres com o título
   Opinião - Reflex(ã)o: O melhor… e o pior do CPR 2020
   Opinião: Um CPR com 8 ralis a custar tanto como 10?
   Opinião: Reflex(ã)o - Janeiro - Ralis por cá e por lá!
   CPR: Armindo Araújo satisfeito por a FPAK ter ouvido os pilotos
   Opinião: Porque não começar por apoiar os pilotos mais jovens de uma certa forma?
   CPR: Ricardo Teodósio "parte a loiça" e fala de reconhecimentos ilegais.
   CPR: Carro campeão de 2018 está para venda
   Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
   Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: O karma é lixado
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com