1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 22:09 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Reflex(ã)o - Janeiro - Ralis por cá e por lá!
Data: 25/01/2021 12:31



Novo ano, vida nova! Pois, isso seria num tempo normal, não numa situação de pandemia que parece ir acompanhar-nos mais algum tempo! Quanto, ninguém sabe e isso é terrível para qualquer planificação de uma modalidade como os ralis. Ora em Portugal, onde passámos do que alguns apelidaram “milagre” e outros (ou os mesmos) de sermos “os melhores do mundo”, para o “inferno” e os “piores do mundo”, e se na primeira situação muitos ralis foram cancelados, agora com uma situação pandémica claramente mais grave, pensar em organizar ralis é completamente contraproducente! E a prova disso é que estamos quase no final de Janeiro e ainda nem do CPR temos calendário. É que fazer um calendário até nem será difícil, aqui no sportmotores.com até já o adiantámos e sabe-se que na altura ele era mesmo esse. Agora, já não sabemos!

Num ano 2021 que tinha tudo para ser em grande, depois de um 2020 para esquecer, caso a pandemia se “evaporasse” como alguns pensaram ir acontecer, nomeadamente aquando do show-off montado à volta do início da campanha de vacinação, e que lembramos é ano de eleições autárquicas, logo potencialmente um ano de inaugurações e grande eventos em todos os municípios deste país, os ralis, desde que bem trabalhados pelos clubes, podiam beneficiar com isso. Porém, 2021, mesmo com eleições autárquicas, será um ano atípico, onde certamente haverá sempre inaugurações mas muito menos eventos, já que os executivos camarários não arriscarão apoiar eventos que, em tempo de pandemia e consequentes restrições e dificuldades, serão sempre mal vistos pela esmagadora maioria dos munícipes.

Sabemos de clubes que saíram de reuniões recentes com as chefias camarárias perfeitamente cientes que dificilmente irão conseguir realizar as suas provas, caso a situação pandémica não evolua fortemente no sentido positivo. Quanto muito, como já ouvimos alguém bem avisado, lá para Junho poderemos ter ralis! Esperemos que se engane, claro, mas tememos que possa ter razão. Depois, ter ralis no Verão levanta outro problema, que é a questão das autorizações da Protecção Civil devido ao risco dos incêndios, não só das provas em si, mas pela necessidade de ter os meios disponíveis [bombeiros, forças de segurança e até de saúde] para os incêndios e não para provas desportivas.

Curiosamente, fez-me um bocado de confusão ler notícias que falavam da procura de um novo local para a Porto street stage! Desculpem lá mas será que em Maio estão a contar ter milhares de pessoas nas ruas do Porto, mesmo que seja lá para a zona da Foz? Parece-me claramente irrealista e se fosse ao ACP, caso não queira ficar dois anos em branco, tendo que manter a data, pensava num plano B, que seria mudar a prova para o Algarve, onde será muito mais fácil controlar a afluência de público, que mesmo em anos normais, foi sempre em muitíssimo menor número do que no Centro e Norte.

Mas passemos a algo de positivo! Pena que tenhamos que ir lá para fora, mas é o que temos! No Mundial de Ralis, contra ventos e marés, o ACM conseguiu levar a bom porto o Rali de Monte Carlo. Mesmo numa versão encurtada, há que dar os parabéns à organização monegasca que perante cada dificuldade, e foram muitas, que se levantava foi arranjando uma alternativa. Assim muitos outros fizessem e talvez não tivesse havido tantas provas canceladas. Quanto à parte desportiva, Monte Carlo é claramente um feudo de Sébastien Ogier e, goste-se mais ou menos do piloto, nos Alpes ele sente-se (literalmente) em casa.

Também digno de encómios está o Promotor do campeonato, depois de ter andado um bocado aos papéis em 2020, também muito por culpa de alguns organizadores que demoraram demasiado tempo a assumir os cancelamentos, em 2021 e perante a renúncia tão temporã de duas provas [Suécia e Gales GB] rapidamente arranjou alternativas, e ainda por cima excelentes alternativas, no Ártico – finalmente poderemos voltar a ter uma prova com neve em abundância – e no Ypres. Espera-se que não seja preciso arranjar mais provas substitutas, mas 2020 provou, com o Rali da Estónia, que há males que vêm por bem e que até para o interesse do WRC é bom que surjam novas provas.

Para terminar e ainda sobre o WRC, nem tudo são boas notícias, já que o campeonato está ainda mais fraco do que no ano passado. Com apenas duas marcas a lutar pelas vitórias, com uma M-Sport que luta apenas pela sobrevivência e é liderada por um piloto que em condições normais seria, quanto muito, aquilo que foi em 2020, terceiro piloto, não é nada bom para a saúde do campeonato. O WRC precisa urgentemente de ter mais uma ou duas marcas que lutem pelas vitórias e pelos títulos. Que vale ter carros tão rápidos, mas ao mesmo tempo tão dispendiosos que afastam possíveis interessados? Os ralis são espectaculares também e muito pela competição entre equipas diferentes. Mesmo com carros que andem um pouco menos! Há 3/4 anos tínhamos quatro marcas/equipas a lutar pelas vitórias e pelos títulos, vejam o que temos agora! A nada ser feito para atrair novas marcas, não serão os futuros Rally1 que irão inverter a marcha, que me desculpem os mais optimistas, parece conduzir a um precipício.



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: Reflex(ã)o - Ralis em Portugal 2021 - 2
   Opinião - Reflex(ã)o: O melhor… e o pior do CPR 2020
   Opinião: Um CPR com 8 ralis a custar tanto como 10?
   Opinião: Porque não começar por apoiar os pilotos mais jovens de uma certa forma?
   Opinião: O calendário do CPR de 2021 transformou-se numa novela
   Opinião: Reflex(ã)o - Fevereiro - Ralis por cá e por lá!
   Opinião: Reflex(ã)o - Março - Ralis por cá e por lá!
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com