1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 23:00 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Reflex(ã)o - Ralis em Portugal 2021 - 1
Data: 22/12/2020 14:18

Tal como já fiz nos anos anteriores, aqui vai um (primeiro) conjunto de propostas para os ralis em Portugal, essencialmente do CPR, no próximo ano.

- Calendário: Mais do que discutir o número de provas do CPR – que os pilotos de “ponta” parecem que “exigem” que sejam apenas oito – acho mais importante que a FPAK, tendo em consideração que 2021 poderá ser mais um ano atípico no que diz respeito a cancelamentos, deva ter um plano B (C, D…) que permita uma certa agilidade na substituição de provas, nomeadamente com a possibilidade de um mesmo clube poder realizar mais do que uma prova [voltarei na segunda parte ao tema “calendário”].

- Sistema de pontuação: Se continuo a defender que as pontuações deveriam ser sempre em números inteiros, sabendo que devido ao sistema de pontuação por vitória em especiais, isso se torna (quase) impossível, proponho que as mesmas sejam convertidas apenas às décimas.

- Estrutura das provas: Se os pilotos parecem defender a manutenção de uma estrutura similar à de 2020, com 100 Km de especiais e limitação a 10 pneus por prova, se sobre estes não me imiscuo, defendo que as provas poderiam ter alguma flexibilidade até aos 120 Km competitivos.

- Reconhecimentos: Se as provas viram a sua quilometragem competitiva reduzida, nada se fez quanto à redução de reconhecimentos, o que é incompreensível! Defendo que os reconhecimentos devem ser reduzidos a um dia, podendo cada equipa optar pelo sábado anterior ou pela véspera do dia de início da prova.

- Shakedown/Qualificação: Deve ser obrigatório para os pilotos prioritários e para os dez primeiros (à altura) do CPR. Caso um desses não participe, dará lugar ao piloto classificado em 11º e assim sucessivamente.

- Ordem de partida: Prioridade de escolha deve ser a decorrente dos resultados da Qualificação. Em provas de dois dias, a ordem de partida do segundo dia deve ser por escolha dos concorrentes, mediante a classificação [dos dez primeiros] ao final do primeiro dia.

- Superally: Possibilidade de participação em diferentes secções. No caso de um dia completo, deverá haver sempre duas secções, dando a possibilidade de um concorrente reentrar na prova na secção seguinte.

- Power Stage: Deve ser obrigatória – preferencialmente na última especial – e sempre que possível a ordem de partida dos cinco primeiros (à altura) deve ser invertida. A Power Stage deve ser alargada ao CPR2.

- Inscrições: Redução do valor em pelo menos 10% para todas as categorias, excepto a das viaturas Rally2 [R5].

- Campeonato Júnior: Aberto a pilotos até aos 27 anos e a viaturas homologadas com 2 Rodas Motrizes (2RM), excluindo os Rally4, mas também a viaturas não homologadas com 2RM. O percurso deverá ser o da prova aberta aos veículos do “regional” [onde se inscreviam os VSH] e o valor das inscrições deverá ser o do seguro acertado à centena.

- Listas de Inscritos: A manterem-se os números fixos dos inscritos no CPR, as listas das várias provas devem ser ordenadas, não pela numeração, mas sim pela ordem “normal”. Colocar um piloto de topo no fundo da lista, apenas porque escolheu um número fixo alto, é totalmente ilógico. As listas deverão ser divulgadas com pelo menos uma semana de antecedência e terão que indicar sempre o campeonato/categoria/troféu/ou outro, em que cada equipa esteja inscrita.



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: Porque é que um VSH não pode correr no CPR?
   Opinião: Os troços rápidos em ralis
   Opinião: Reflex(ã)o - Ralis em Portugal 2021 - 2
   Peugeot Cup: Seis provas com novidades
   Opinião - Reflex(ã)o: O melhor… e o pior do CPR 2020
   Opinião: Um CPR com 8 ralis a custar tanto como 10?
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com