1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 23:07 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Quando é que os pilotos dos regionais terão coragem de assumir isto?
Data: 29/09/2020 21:42

Gosto de ver a comunicação da FPAK anunciar que uma equipa ao volante de uma viatura da classe R5 ganhou um rali do Regional. A sério, gosto mesmo. Para minha felicidade este fim de semana voltaram a fazer isso.

É giro ver "a boca a fugir para a verdade" como diz o ditado, e isso dá-me um gozo muito especial, porque comprova que defender os R5 nos regionais é uma coisa tão lógica, tão racional e até emocional, que não faz sentido nenhum que seja ao contrário.

Ao longo dos últimos 10 anos a FPAK tem tentado manter os ralis dos regionais longe do radar dos carros homologados de topo. Foi assim com os S2000 e é assim com os R5. É com a criação de provas extra, outras vezes fora da classificação, ou ainda impedindo que sejam declarados vencedores, enfim, uma parafernália de placebos que não conseguem disfarçar o quanto os ralis bem organizados dos regionais necessitam de ter estes carros presentes. É uma questão de contemporaneidade para quem a mentalidade não parou há 15 anos atrás.

Os argumentos usados por alguns pilotos para defender este estado de coisas são variados e para todos os gostos, uns mais bem dispostos que outros, alguns mais razoáveis que a maioria, mas para defender o indefensável tem de se ser criativo, por isso a riqueza da variedade argumentativa não surpreende.

Mas o que eu gostava mesmo era que surgisse um piloto que desse um murro na mesa e dissesse: "Não tenho dinheiro para correr de R5, e não quero que quem tem dinheiro possa correr de R5 e ficar à minha frente!" Isto é que era de homem.

É certo que não seria tão divertido como ouvir os argumentos actuais. Mas seria honestidade, franqueza, coragem, seria dar voz a todos os que, de uma forma ou de outra, têm feito força para que os R5 não corram nos regionais.

Mas ao mesmo tempo revelaria outra coisa bem pior, porque colocaria o interesse de meia dúzia de pilotos à frente do interesse de todo o automobilismo no geral. Sim, "meia dúzia", porque eu acredito que para a maioria dos pilotos é irrelevante ter um VSH ou um R5 a liderar o rali 30 lugares à sua frente na classificação. Já para os outros, os que andam lá em cima...

Claro que regulamentar uma limitação destas dá muito trabalho além de ser complexo, e aí o nosso orgão federativo faz uma coisa que é exímio a executar: uma trapalhada. Uma atrás de outra.

Então um Peugeot 208 Rally4 de 2020 pode competir nos regionais e um Peugeot 208 T16 de 2016 não pode? Ora bem, "o 208 T16 é um carro de rico..." diria o camarada "Cassete" Carvalhas há uns anos atrás.

Só para relembrar, "Campeonato Regional" significa campeonato que se disputa numa dada região, e o facto dos carros ser VSH, ou R5 ou N5 ou GT não são características de uma região.

A bem de maior espectáculo no desporto automóvel.



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: Olhem para lá do rio Minho
   Opinião: Foi você que pediu um "Open" de ralis?
   Opinião: Será que organizadores e FPAK até gostam de polémicas?
   Opinião: Ralis - taças regionais extras…
   Opinião: Aquilo no Algarve não doeu nada
   Opinião: O ruidoso silêncio dos N5
   Opinião: Afinal havia ralis a mais ou não?
   Opinião: Porque é que temos ralis na televisão quando há acidentes?
   Opinião: A arte de cancelar ou adiar ralis
   Opinião: Porque é que um VSH não pode correr no CPR?
   Opinião: Os troços rápidos em ralis
   Opinião: Reflex(ã)o - Ralis em Portugal 2021 - 2
   Opinião: A incoerência dos ralis em Portugal
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com