1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/01/2022 22:51 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Opinião: Porque é que temos ralis na televisão quando há acidentes?
Data: 02/09/2020 12:29

Este fim de semana tivemos um acidente num rali. Foi notícia nas televisões e permitiu que todos os portugueses ficassem a saber que ainda há ralis no nosso país. Mas a seguir saiu o pelotão de virgens ofendidas a disparar contra os orgãos de comunicação social (OCS).

Se há acontecimento que mostra como as mentes do motorsport português andam longe do mundo real, é esta histeria colectiva de revolta contra imagens de acidentes nos OCS.

O desporto automóvel em Portugal não tem, maioritariamente, lugar na comunicação social generalista. Os OCS não querem saber e o público generalista também não. Há razões para isto e há culpas, e digamos que mais de 50% destas culpas estão na federação, nos organizadores e também em muitos casos nas equipas.

Nos anos 90 o desporto automóvel começou a perder lugar nos media generalistas, e numa época em que muitos desportos começaram a trabalhar para ganhar espaço nestes media, os automóveis nada fizeram. Mudou o século e a situação piorou, nada se fez, e a luta das outras modalidades desportivas por espaço nos media generalistas cresceu ainda mais.

Devemos colocar-nos no lugar de um editor de desporto de um OCS. Passar 60 segundos de imagens de um rali pouco interesse tem no contexto de que esse editor não tem nenhum incentivo a fazê-lo. Mas se tiver um acidente, aí o caso já muda de figura.

O mundo mudou e as pessoas querem "sangue", e é isso que vende e dá visibilidade. Não importa discutir se é correcto ou não, isso é uma discussão que não compete ao desporto automóvel ter. As coisas são como são e temos é de ser inteligentes para tirar partido da forma como elas estão.

Existe um principio no jornalismo que diz que quando um cão morde um homem não é notícia, mas quando é o homem a morder o cão está criada a notícia. É isto que se aplica de forma natural ao automobilismo e aos acidentes. O automobilismo é uma modalidade marginal e periférica, cada vez mais o é, por isso tem de acontecer algo de diferentes para ser atractivo para os OCS.

Com tanta falta de visibilidade do automobilismo desportivo nos media generalistas, as imagens de um acidente a serem passada em horário nobre são uma espécie de "almoço grátis" para o desporto automóvel. Não deveríamos reclamar disso. Deveríamos sim exigir que os actores do automobilismo fizessem todos o seu trabalho em relação aos media. Já vamos tarde, mas mais tarde ficará se nada ou pouco fôr feito. Este fim de semana vimos as imagens do acidente, mas também vimos as imagens dos dois primeiros classificados em horário nobre.

Na rampa de Pike's Peak deste ano participou um Tesla Model S que no segundo dia teve uma saída de estrada. No debriefing da participação, o piloto - Randy Pobst - revelou entusiasmo pelo facto de, graças ao acidente, os canais da equipa nas redes sociais terem crescido "como doidos! Tivemos muitas visualizações. Obrigado por isso." Ora aqui está alguém que soube aproveitar em vez de reclamar como uma virgem ofendida. Aprendam!



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião: Fafe no Europeu é pressão para os açorianos
   Opinião: Lembra-se do Rali Vinho da Madeira ser candidato ao WRC?
   Opinião: Afinal havia ralis a mais ou não?
   CPR - Alto Tâmega: Acidente de Ruairi Bell fez quatro feridos (Com Vídeo)
   Opinião: A arte de cancelar ou adiar ralis
   Opinião: Quando é que os pilotos dos regionais terão coragem de assumir isto?
   Opinião: Porque é que um VSH não pode correr no CPR?
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com