1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 24/01/2022 13:37 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








CPR - Mortágua: Soltas da prova
Data: 07/05/2019 00:41

Aqui fica um conjunto de diversas notícias soltas do Rali de Mortágua do passado fim de semana.

Armindo Araújo com o Hyundai no limite
No seu segundo rali do ano no CPR, Armindo Araújo "abriu o livro" e sem quaisquer problemas que afectassem o i20 R5, andou no limite. Quem o viu passar nos troços percebeu que o piloto de Santo Tirso "espremeu" tudo o que o Hyundai tinha para dar. Só o cronómetro é que não foi amigo do campeão nacional, porque mesmo a andar assumidamente no limite o melhor que conseguiu foi rodar junto aos mais rápidos sem se sobrepor a eles. O campeonato ainda só vai com 1/3 disputado, mas este ano os adversários estão mais consistentes e os carros mais fiáveis, pelo que Armindo e a RMC têm muito trabalho pela frente para tentar espremer algo mais que o Hyundai ainda possa ter para dar. O carro desenvolvido na Alemanha precisa de evoluções, várias, porque os novos R5 são mais rápido e em Portugal é a peça que está atrás do volante que vai fazendo a diferença no i20.

Regional com queixas
A FPAK continua a insistir em colocar provas do regional juntamente com o CPR, e os pilotos respondem positivamente inscrevendo-se na mesmas. Mas o tratamento dado aos pilotos de regional continua a revelar falhas. Em Mortágua estava prevista a entrega de prémios do Campeonato Centro de Ralis antes do CPR, numa altura em que estes últimos ainda estariam em prova. Um aditamento alterou isso, e o CCR acabou por ter a sua entrega de prémios passada para depois do CPR que estava marcada para as 18h00, isto apesar dos carros terem entrado em parque fechado por volta das 16h30. Tendo em conta que o rali atrasou por causa do acidente de José Pedro Fontes, os homens do regional estiveram quase 4 horas à espera da sua entrega de prémios e esta acabou já sem sol.

Tempos atribuídos que decidem posições
Lidar com os tempos a atribuir em caso de neutralização de um troço pode não ser simples, mas sem se ponderar bem as consequências estas são significativas. Em Mortágua, Armindo Araújo foi o último a passar antes do acidente de José Pedro Fontes no penúltimo troço. A Direcção de Prova decidiu atribuir a todos os restantes veículos R5 o mesmo tempo do campeão nacional. Ou seja, Teodósio teve o mesmo tempo de Armindo, mas também Nuno Madeira teve o mesmo tempo de Armindo. Convém não esquecer que alguns R5 tinham feito o troço, e ficaram com pior tempo do que Nuno Madeira apesar de serem indiscutivelmente mais rápidos. O problema é que com este tempo Madeira ganhou uma posição a António Dias que tinha feito o troço. Em nenhum troço Nuno Madeira ganhou 28s a António Dias, exceptuando aquele que não fez, e com isto um piloto que não fez um troço ultrapassou na classificação geral aquele que o fez. Garantidamente não foi para isto que a FIA criou, e bem, esta regra da atribuição de tempos.

Promoção da Promolafões
Depois do Rali Constália de Vouzela e da Super-especial de Águeda, a Promolafões estendeu um pouco mais a colaboração com o Clube Automóvel do Centro. Além do trabalho que repetiu a Super-Especial de Águeda, criou uma "fun zone" junto ao Ninho de Empresas de Mortágua. Nessa zona havia a inédita partida de dois troços no mesmo percurso, seguindo os concorrentes ao fim de 1km percursos distintos. Com 6 passagens no local, com sombras, cadeiras e bar, para além de um espaço para as crianças, foi o local para muitos espectadores passarem o dia. Para além disso, a Promolafões trabalhou numa renovada cerimónia de chegada.

O ano de Teodósio?
O algarvio surge este ano mais forte que em 2018, e em três provas disputadas somou a pontuação máxima em duas delas. Com o triunfo em Mortágua fica com quase o dobro dos pontos do 2º classificado entre os que estão a disputar o campeonato.



Links relacionados
 
Noticias:
   CPR - Mortágua: Um feliz triunfo de Ricardo Teodósio
   CCR - Mortágua: Teotónio venceu e reforça liderança no campeonato
   CPR - Mortágua: Fontes fala do acidente
   CPR - Alto Tâmega: Soltas da prova
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
   Campeonato Centro de Ralis
Provas:
   Rali de Mortágua
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com