1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 22/01/2022 18:43 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








CPR - Mortágua: Soltas do fim-de-semana I
Data: 29/04/2018 21:50

Foto: António Silva - Zoom MotorsportFique com um bloco de notícias soltas sobre o Rali de Mortágua, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis.


Super Especiais:
O Rali de Mortágua inovou ao ter duas superespeciais em localidades diferentes. Se a de Mortágua se manteve idêntica, apenas com uma passagem, a principal novidade do rali foi a ida a Águeda para a disputa duma dupla passagem pela Street Stage desenhada nas ruas da cidade. Se a opção, por ser inovadora, mereceu comentários algo críticos, como tudo o que é inovador nos ralis, no final pode-se dizer que foi uma aposta totalmente ganha. Muito público presente – em Mortágua também, não se notando qualquer quebra devido à eventual concorrência de Águeda – levando o Rali de Mortágua a um centro urbano de maior dimensão, indo com isso de encontro a outro tipo de público e acabando por estimular muitas pessoas que estiveram em Águeda a ir a Mortágua – apercebemo-nos disso porque várias pessoas perguntavam por informações sobre o dia de sábado. Também muito positivo foi a decisão de permitir que as equipas fizessem o reconhecimento dos traçados das duas superespeciais no carro de prova durante a ligação, o que no caso de Águeda, sendo uma especial citadina, funcionou como uma espécie de prólogo para a prova em si.

Temos Armindo!
Na segunda prova ao volante do Hyundai i20 R5, Armindo Araújo ganhou. Se em Fafe problemas com o carro o impediram de fazer um melhor resultado, para Mortágua, o i20 teve uma nova evolução do motor que Armindo nos disse ainda antes de a prova começar, sentir-se principalmente a nível do binário. Mas também Armindo Araújo efectuou duas proveitosas sessões de testes, uma em Espanha, outra já em Mortágua, pelo que o piloto se sentia, como nos disse, confiante numa boa prestação, apenas estando algo apreensivo quanto à possibilidade de chuva no sábado – que se veio a confirmar, mas incidindo mais na paragem do almoço. Sofrendo logo um furo no primeiro troço de sábado, que o atrasou cerca de 20s, Armindo Araújo foi recuperando algum desse atraso, mas onde verdadeiramente ‘abriu o livro’ foi na fase final do rali, conseguindo ultrapassar quase na ‘última curva’ Pedro Meireles, imprimindo um ritmo muito forte. Vimo-lo passar numa zona rápida mas difícil do troço Felgueira 2 e logo aí ficámos com a impressão que o ‘velho’ Armindo estava de volta. O tempo final confirmou a nossa impressão.

Vinho do Dão promove-se:
A prova de Nelas, a contar para o Campeonato Centro (CCR) e Desafio Kumho, que se disputa nos dias 26 e 27 de Maio, fez-se notar em Mortágua. Normal, dirão, tratando-se de uma prova com o mesmo organizador [Clube Automóvel do Centro]. Porém que a promoveu em Mortágua, e isso é de assinalar, eram funcionários da Câmara Municipal de Nelas, contactando equipas, elementos dos Media e até adeptos, convidando-os a deslocarem-se à bonita vila do distrito de Viseu, conhecida pela excelência do vinho do Dão mas também pelos seus troços do rali. O Rali Vinho do Dão inicia-se no sábado à noite com uma superespecial nas ruas da vila para prosseguir no domingo com mais 3 troços, dois deles (Santar/Vinhas do Dão e Algeraz/Quintada Cerca) com dupla passagem e outro (C. Felgueira/Senhorim) com tripla passagem.

Furos com fartura:
Os furos acabaram por ser protagonistas na prova de Mortágua. Armindo Araújo, como já referimos noutra solta, sofreu um logo no primeiro troço de sábado (Gândara-Calvos 1), mas onde aconteceram mais furos foi no terceiro troço do dia (Felgueira 1), onde Carlos Vieira e Takamoto Katsuta tiverem o mesmo percalço perdendo ambos entre 30 a 40s. Mas o mais prejudicado foi mesmo José Pedro Fontes, que nesse mesmo troço, ao furar ainda muito no início, optou por parar, perdendo mais de 5 minutos o que juntamente com erros na escolha de pneus e até o embaciamento do para-brisas relegou o piloto da Citroen para a 14ª posição final. Uma despedida do DS3 R5 para esquecer!

Penalização legal… mas injusta!
Depois do brilharete em Fafe, Miguel Barbosa teve em Mortágua mais uma prestação de excelente nível! Não sabemos o que aconteceu com Miguel Barbosa, mas a ter acontecido alguma coisa, só pode ter sido algo de bom, porque este ano ele está claramente mais rápido, isso ninguém pode pôr em dúvida! Porém, a prova de Miguel Barbosa foi manchada pelo erro na superespecial de Mortágua quando fez uma volta a mais numa das rotundas do percurso. Erro assumido prontamente por Hugo Magalhães, que apenas acontece a quem lá anda, mas que no caso do Hugo até se estranha mais. Mas se o erro já foi penalizante porque fez a equipa perder tempo e a liderança no rali, mais ainda o foi com a penalização de 3 minutos por erro de percurso. O juiz de facto comunicou o ocorrido, a organização aplicou o regulamento. Tudo pelo ‘livro’! O piloto lisboeta apelou mas sem sucesso. Resultado, Miguel Barbosa, sem essa penalização, terialutado pela vitória e assim acabou em nono! Não pondo em causa a aplicação correta do regulamento, este é o tipo de penalização profundamente injusta e que quem de direito tem que regulamentar bem melhor. Temos que transpor para a regulamentação nacional a regulamentação FIA, tornando apelável as decisões dos juízes de facto e acrescentando que este tipo de penalizações só se aplicará em caso de inequívoco benefício do visado. E já agora, que falamos deste tema, achamos que por um simples erro, repetimos um e apenas um erro, mesmo que beneficie o infrator, 3 minutos de penalização será sempre um exagero.

José Bandeira
Foto: António Silva - Zoom Motorsport


Links relacionados
 
Noticias:
   CPR - Mortágua: Vencedor procura-se!
   CPR - Mortágua: Carlos Vieira é o único a assumir que quer a vitória
   CPR - Mortágua: Teodósio lidera no primeiro dia
   CPR - Mortágua: Com os olhos em bico!
   CPR - Mortágua: Resultado faz acreditar Armindo Araújo no título
   CPR - Mortágua: Antunes bisa nas 2 RM
   CPR - Mortágua: Soltas do fim-de-semana II
   CPR: Classificação oficiosa após Mortágua
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
Provas:
   Rali de Mortágua
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com