1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 24/01/2022 13:26 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








CRRN: O que disseram as duas parte envolvidas na polémica do Rali de Gondomar
Data: 20/03/2017 23:01

O Rali de Gondomar ficou marcado por uma polémica que envolveu a dupla Fernando Peres / José Pedro Silva, os vencedores da prova.

A dupla Nuno Cardoso / Telmo Campos emitiu esta 2ª feira um comunicado conde começa por referir “O que aconteceu no Rali de Gondomar é vergonhoso para o clube, para a FPAK e para a equipa vencedora”

No referido comunicado a dupla que ficou no 2º lugar questiona o tempo ganho pelos vencedores, mas considera que "o mais escandaloso é que a equipa que ganhou todo esse tempo tinha feito uma assistência ilegal em plena ligação. O carro desse piloto chegou ao final de um troço com um princípio de incêndio, testemunhado por observadores da FPAK e membros do clube, mas depois surgiu no troço seguinte em perfeitas condições, quase como novo! Tudo ficou claro quando fui informado por outros concorrentes e por elementos da nossa equipa que esse carro tinha sido assistido na ligação."

Nuno Cardoso afirma ainda que "inicialmente a equipa de Fernando Peres indicou que não colocaria o carro em parque fechado, admitindo a irregularidade, aguardámos a referida atitude desportiva, que infelizmente nunca chegou."

O piloto de Gondomar termina estranhando que "um piloto com tantos anos de ralis ainda incorra nestes comportamentos, sobretudo com a protecção do Gondomar Automóvel Sport e da FPAK, que não conduziram qualquer investigação ao sucedido. Não sou profissional dos ralis e não vou gastar dinheiro a protestar formalmente uma situação que a organização e a FPAK conheciam perfeitamente. Aceitaria perfeitamente o resultado na estrada se tudo não tivesse acontecido com tamanha desonestidade. Talvez seja por isto que não há gente nova a aparecer nos ralis."

O SportMotores.com ouviu a dupla vencedora, tendo o navegador José Pedro Silva explicado o sucedido. "Rebentou-nos um tubo dos travões na PE, na ligação tivemos um principio de incêndio na roda que tinha o tubo rebentado. Paramos, tentamos apagar o fogo e ligamos para o nosso carro que tinha estado no final do troço. Vieram ajudar-nos a tirar a roda, e acabamos nós por remediar o problema. Fizemos tudo à vista de toda a gente no percurso de ligação, não fizemos nenhum desvio ao percurso da prova. Fomos para o troço seguinte sem ter o problema resolvido, tanto que o carro travava apenas em 3 rodas. No final desse troço, PE 5 (Melres 2), tivemos novo princípio de incêndio tendo, inclusivamente, o concorrente Ricardo Matos parado e perguntado se precisávamos do extintor.

No parque de assistência o problema foi reparado, mas decidimos que no final do rali abandonaríamos para evitar quaisquer problemas. Ainda durante a prova fomos contactados por um comissário desportivo que nos convocou para comparecer no Colégio de Comissários Desportivos (CCD) no final do rali e que nos deu indicações claras para colocar o carro em parque fechado.

No CCD explicamos o que se passou e fomos informados que assistência fora da zona estabelecida não dá exclusão automática. Há atenuantes para casos como o nosso em que estávamos a evitar que o carro ardesse. A nossa equipa tinha água que foi usada para ir apagando o fogo que reacendia. Pediram-nos para aguardar e uns 15 minutos depois informaram-nos que nos ia ser aplicada apenas uma advertência."


O navegador de Fernando Peres concluiu realçando que "nós nunca quisemos esconder nada, nem quisemos polémicas. Não abandonamos porque recebemos indicações para não o fazer. Obviamente que não estamos contentes com esta polémica toda, porque era mesmo para evitar isto que queríamos abandonar."



Links relacionados
 
Noticias:
   CRRN: Peres vence em Gondomar
   Opinião: Será que organizadores e FPAK até gostam de polémicas?
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato Norte de Ralis
Provas:
   Rali de Gondomar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com