1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 22/01/2022 17:38 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer
Rali de Monte Carlo



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








CNR: Soltas do Rali de Mortágua
Data: 21/09/2015 15:54

Foto: Pedro FigueiredoFique com algumas notícias soltas do Rali de Mortágua do passado fim de semana.

Fontes e o tombo depois do stop
A desistência de José Pedro Fontes por um quase capotanço teve algo de invulgar. O líder do campeonato chegou ao final da segunda passagem por Rigueiras a perder bastante tempo e sem travões, tendo conseguido imobilizar o DS3 com muita dificuldade. Assim que arrancou para a ligação, sem travões e com uma descida acentuada decidiu"arrancar com o carro desligado e com a 1ª velocidade engatada," começou por explicar o piloto.

Só que o carro começou a ganhar muita velocidade e "por questões de segurança percebi que tinha de parar ali mesmo." A única opção era usar o morro de terra do lado esquerdo para tentar parar. "Em vez de atirar o carro contra o morro tentei travar ao longo desse banco de terra para não estragar muito o DS3, só que o carro começou a subir pelo morro acima... e tombou!"

Do céu ao inferno num instantinho
A dominar o rali, José Pedro Fontes viu um furo arruinar-lhe o esforço, ainda por cima um furo estranho, como explicou. "Ao início pensei que teria sido o pneu a descolar da jante, mas uma vez na assistência percebemos que o pneu tinha um corte e sem marca de rocha. Pensamos que poderá ter sido um pedra de xisto muito afiada que fez um golpe, ou então o pneu partiu mesmo naquele sítio." Fonte concluiu dizendo que "descemos do céu ao inferno muito rapidamente. Agora é tempo de preparar o Rali do Algarve."

Ricardo Moura prejudicado e inconformado
O furo de José Pedro Fontes acabou por prejudicar Ricardo Moura, apesar dos 3 minutos que a organização deu entre cada equipa. "Furamos por volta do quilómetro 3, paramos, mudámos a roda, e antes de arrancar tivemos o cuidado de tentar ver e ouvir se o Ricardo vinha perto. Não vinha, por isso arrancamos e não andamos devagar." explicou Fontes. Moura e a ARC fizeram no final do rali uma exposição ao Colégio de Comissários Desportivos por causa do atraso que sofreram no pó de Fontes, e que lhes retirou uma provável vitória. O CCD não deu razão ao piloto do Fiesta, e as classificações mantiveram-se inalteradas.

What's next?
Esta era frase que o Peugeot 208 R2 de Renato Pita ostentava quando chegou a Mortágua, diferente da habitual decoração utilizada pelo piloto. Só que na altura de verificar, a Inside Motor percebeu que era tempo de fazer as malas e ir embora. A equipa, surpreendida, informou que o piloto alegou questões de saúde para não alinhar no rali, não tendo sequer verificado. Renato Pita, por seu turno, escreveu na sua página de Facebook no Sábado que optou por abandonar o rali. So, what's next... episode?

Miguel Nunes não foi 8º...
...porque os ralis terminam no último controlo. Após a disputa do ultimo troço o madeirense estava em 8º lugar, mas na ligação para o ultimo parque de assistência foi obrigado a desistir por razões desconhecidas.

Apenas 17 equipas mas uma qualidade invejável
Já era expectável uma crise de inscritos nos ultimos ralis do campeonato, facto agravado por ser dois ralis de terra. Mas os 17 inscritos de Mortágua no CNR tinham uma qualidade invejável. Era sete veículos R5, dois S2000 e dois Grupo N, além de três 2WD muito rápidos. O que falta agora, e que em tempos já foi em excesso, são os outros inscritos para fazer número e aumentar o tamanho da festa.

Campeonato FPAK de Ralis do Centro
Apesar de passar despercebido, o Campeonato FPAK de Ralis do Centro teve a sua penultima prova em Mortágua. Duas equipas aà partida e duas à chegada. Vitória de Pedro Leone e Bruno Ramos no Ford Escort Cosworth. Paulo Correia / Pedro Lopes num Peugeot 206 GTI foram a outra equipa.

José António Marques
Foto: Pedro Figueiredo


Links relacionados
 
Noticias:
   CNR - Mortágua: Meireles lidera numa manhã de pó
   CNR - Mortágua: Meireles vence e campeonato anima-se para o Algarve
   CNR: Miguel Nunes quer disputar mais ralis em 2016
   CNR - Mortágua: Ruivo reforça-se na luta do campeonato de 2RM
   Mortágua - Pedro Meireles: "Uma vez que nos vimos na liderança fizemos o nosso trabalho"
   CNR: O rescaldo dos candidatos ao título em Mortágua
   CNR: Ricardo Moura desenterra a polémica do Rali de Mortágua de 2015
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
Provas:
   Rali de Mortágua
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com