1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 24/01/2022 14:17 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Nordeste Transmontano: Prova superada
Data: 30/10/2005 23:51

Há uns meses atrás eram muitas as vozes que levantavam duvidas em relação à capacidade do EVS organizar o Rali Nordeste Transmontano / O Jogo. Tratavam-se de duvidas compreensíveis para com um clube que estava desfalcado dos elementos que percebiam de automóveis, com a dura tarefa de colocar em pé uma prova do principal campeonato a disputar-se em Portugal.

Este fim de semana ficou provado que afinal a dura tarefa foi realizada com sucesso. No entanto nem tudo correu bem, e quem chegou a Bragança na 6ª feira começou a ver o rali com muitas nuvens negras, para além das que causaram grandes chuvadas.

O shake-down estava irregular, porque tinha uma extensão inferior aos 2km minimos regulamentares. Depois o arranque da prova foi algo complicado com atrasos na montagem dos controlos e muita confusão à mistura. A super especial demonstrava lacunas em matéria de segurança, como os próprios espectadores presentes reconheceram o facto.

A confusão em relação a esta super especial foi maior devido à chuva, porque com o piso molhado o percurso ficou mais lento e a maioria das equipas demorou mais de 2 minutos a percorrê-la, fazendo com que as partidas fossem de 3 em 3 minutos me vez dos 2 inicialmente previstos para a maioria dos concorrentes. Tudo isto a juntar a um traçado que não era dos mais interessantes.

No entanto o dia de sábado correu bem, e olhando para a forma como decorreu o primeiro dia, nem parecia ser a mesma estrutura organizativa a trabalhar no Sábado. Até a rapidez das classificativas em relação à qual muita gente estava apreensiva, não se revelou problemática. Mas não é a nós que nos competia estar atentos a todos os pormenores da prova, essa tarefa esteve a cargo do observador da FPAK - Claudino Romeiro. Nós apenas escrevemos aquilo que foi visivel e reconhecido por quem esteve na prova.

A dificuldade de colocar na estrada este rali teve a ver com a grande quantidade de clubes e estruturas e consequente coordenação, especialmente tendo a noção de que o topo da organização não é constituido por um grupo com experiência a trabalhar em conjunto.

José Lopes, o homem que aceitou o convite do EVS para liderar a prova explicou na entrega de prémios: "Quando aceitei o cargo de director de prova sabia que tinha um tremendo desafio pela frente, quanto mais não fosse por ter de conseguir criar consenso à volta de tantas pessoas com visões diferentes que estavam envolvidas na estrutura organizativa. Criamos um rali que não é aquele que eu desejaria, eu eu tenho de assumir o facto, mas infelizmente o planalto em redor de Macedo de Cavaleiros não tem tantas curvas como as pessoas imaginam, e foi necessário encontrar um percurso que se enquadrasse nos regulamentos. No entanto eu considero que a prova teve um saldo positivo ao superarmos todas as dificuldades que nos foram surgindo, e que não foram poucas."

Paulo Pardalejo, o responsável da Secção Automóvel do EVS, também estava satisfeito com o trabalho desenvolvido. "As pessoas têm de ter a noção de que esta secção está a recomeçar e somos menos de uma dezena de pessoas a trabalhar. Mesmo com a colaboração que tivemos, foi um grande, mas recompensador, esforço organizar esta prova."

Por último fica um pormenor que deveria ter sido recebido maior atenção: Promoção da prova. Apesar de ser visivel que havia trabalho feito, uma prova do Campeonato Nacional de Ralis merece maior atenção nos dias e semanas que a antecedem, especialmente um rali novo e que necessita de criar o ser espaço no publico.

José António Marques


Links relacionados
 
Noticias:
   Nordeste Transmontano: Joaquim Jorge vence nos clássicos
   Nordeste Transmontano: O regresso da Peugeot e Campos aos triunfos (Actualizada)
   Soltas do Rali Nordeste Transmontano / O Jogo
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
Provas:
   Rali de Gondomar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com