1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 24/01/2022 14:53 GMT





Calendário Actual
Janeiro - 2022
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031    


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
24 horas de Daytona
24 Horas de Nurburgring
6 horas de Fuji (WEC)








Nordeste Transmontano: O regresso da Peugeot e Campos aos triunfos (Actualizada)
Data: 29/10/2005 20:57

A dupla Miguel Campos / Carlos Magalhães quebrou o jejum de quase um ano sem vencer, jejum esse que se aplica também à equipa Peugeot. José Pedro Fontes / Fernando Prata perderam a batalha por apenas 2,3s e Bruno Magalhães / Paulo Grave completaram o excelente resultado da Peugeot com uma subida ao pódio. Para Ricardo Teodósio / Paulo Primaz ficou a vitória no Grupo N e o 4º posto da geral. Com isto o campeonato não poderia ter ficado mais interessante para a decisão a ter lugar no Rali Casinos do Algarve

Num rali em que se apostava muito nos 4x4 para lutarem pelo triunfo, estes carros cedo começaram a deixar as equipas que os utilizam desmotivadas. Armindo Araújo desistiu na 6ª feira à noite com a caixa encravada à entrada do parque de assistência, tendo a equipa Mitsubishi abandonado a prova devido à impossibilidade de mudar a caixa dentro do tempo máximo de penalização permitido. Fernano Peres teve menos azar, visto que antes do primeiro parque de assistência de Sábado viu a caixa encravar também, só que o problema ficou resolvido apesar de uma penalização de 2m20s. Ricardo Teodósio cedo viu que o seu Lancer Evo. VII não estava nas melhores condições.

Com tudo isto os S1600 tinham caminho livre para lutarem apenas entre si. Miguel Campos acertou na escolha de pneus da parte da manhã e conseguiu uma curta vantagem que se revelou muito útil para o resto da prova, tarvando uma espectacular luta com José Pedro Fontes. ”Foi uma luta muito interessante que nos deu uma vitória que já tardava para motivar a equipa. Na ultima ronda pelas classificativas optei por pneus de chuva e quando vi que o José Pedro Fontes tinha optado por pneus de seco com rasgos pensei que tinha perdido o rali. Mas na derradeira classificativa fiz um forcing que me permitiu manter o 1º posto.

Para José Pedro Fontes a má escolha de pneus da manhã fê-lo perder tempo que se revelou irrecuperável, e nem a escolha mais acertada no final da prova permitiu alterar a situação. ”O tempo perdido na manhã revelou-se impossível de recuperar. O Miguel e a Peugeot estão de parabéns e nós temos de pensar na próxima prova onde esperamos garantir à Renault o título dos S1600, mas queremos também vencer à geral.” explicou o piloto da Renault que venceu 7 classificativas, contra 5 de Campos e uma de Magalhães.

Bruno Magalhães conseguiu desembaraçar-se de Adruzilo Lopes e Pedro Matos Chaves e rumar ao 3º lugar, mas sempre atento a quem lhe seguia na classificação. Depois do melhor tempo na super especial de 6ª feira, o homem que ficou com o terceiro lugar não conseguiu manter o domínio, em grande parte devido a partir mais recuado e encontrar os troços mais sujos. Ricardo Teodósio venceu o grupo N e ainda conseguiu o 4º lugar na parte final da prova, mas o Lancer Evo. VII não esteve ao melhor nível. ”A prova pode-se dizer que correu mais ou menos, o motor deste carro não está a render o que deveria, e está visto que se quero lutar pelas vitórias com o carro neste estado não posso. Para além disso perdi a 3ª velocidade na ultima ronda, mas mesmo assim consegui o 4º lugar.” explicou o piloto do Algarve que na derradeira prova deverá apresentar-se com outro carro.

Adruzilo Lopes ficou no 5º lugar por apenas meio segundo em relação a Teodósio, mas o piloto do Citroen C2 S1600 garantiu ter dado o máximo dentro do que entendia como exígivel em termos de segurança. Em relação à diferença tão curta explicou ”os ralis são mesmo assim, pode-se perder por meio segundo, é a competição!” No entanto ainda de manhã o piloto reconheceu logo que tendo em conta o lugar em que partia não seria possível chegar à frente por encontrar já os troços muito sujos. Pedro Matos Chaves ainda chegou a lutar pelas posições cimeiras, mas foi-se distanciando dos que o antecediam com o avançar da prova reconhecendo não ser a posição que desejava mas ser uma posição boa para a Renault.

Fernando Peres recuperou até ao 7º lugar o que lhe valeu a liderança do campeonato, subiu lugares até onde foi possível depois do tempo perdido no início do dia. ”Subimos até onde era possível e conseguimos dois pontos preciosos. Agora vamos trabalhar para a derradeira prova, sei que não tenho conduzido muito bem nos ralis em asfalto mas queremos superar isso para discutirmos o título no Algarve.” afirmou o líder do campeonato. O 8º lugar ficou em poder de Pedro Peres que se estreou muito bem ao volante do Mitsubishi Lancer Evo. VIII e acabou por contribuir para remediar o azar da equipa Peres Competições no início do dia. O melhor Peugeot de troféu conduzido por Mex conseguiu o 9º lugar, tendo Paulo Meireles completado o “top-ten” com o VW Polo S1600. O piloto de Guimarães reconheceu que não esteve nos seus dias, mas as limitações do carro e a falta de testes não permitem ir muito mais longe. Entre os diesel Pedro Mendes Gomes foi o único a conseguir terminar, tendo ficado em 19º da geral. Carlos Matos na estreia nacional com o Renault Clio S1600 ficou em 14º lugar da geral.

Em relação aos principais desistentes, Pedro Meireles desistiu no 3º troço em virtude de problemas no VW Polo S1600. Luis Cardoso abandonou no segundo parque de assistência devido a problemas de embraiagem. Carlos Guimarães voltou a não ter sorte, depois de uma boa prova onde chegou a bater em algumas classificativas Teodósio e Peres, viu a bomba de gasolina obrigar a desistir no penúltimo parque de assistência. Valter Gomes desistiu na 9ª PE com problemas na correia do alternador. Valter Gomes abandonou com problemas na correia do alternador que por usa vez motivaram problemas diversos no Lancer Evo. VII. Nuno Pinto capotou logo na 2ª PE. José Sampaio abandonou na 9ª PE depois de dominar entre os carros a diesel com o estreante Fiat Stilo Multijet ao rodar a seguir ao mais rápidos dos troféus.

Terminado o Rali Nordeste Transmontano / O Jogo o campeonato ficou ao rubro para a decisão no Algarve, Fernando Peres soma 33 pontos contra os 31 de Armindo Araújo e os 29 de Miguel Campos. José Pedro Fontes está mais próximo da frente com 27 pontos.

Classificação final:
1º Miguel Campos / Carlos Magalhães - Peugeot 206 S1600 - 1h11m26,4s
2º José Pedro Fontes / Fernando Prata - Renault Clio S1600 - a 2,3s
3º Bruno Magalhães / Paulo Grave - Peugeot 206 S1600 - a 1m31,5s
4º Ricardo Teodósio / Mitsubishi Lancer Evo. VII - a 1m45,1s
5º Adruzilo Lopes / Jorge Henriques - Citroen C2 S1600 - a 1m45,6s
6º Pedro Matos Chaves / Nuno R. Silva - Renault Clio S1600 - a 2m59,2s
7º Fernando Peres / José P. Silva - Mitsubishi Lancer Evo 8 MR - a 5m24,6s
8º Pedro Peres / Justino Reis - Mitsubishi Lancer Evo. 8 - a 5m38,6s
9º Mex Machado dos Santos / Paulo Babo - Peugeot 206 GTI - a 7m41,1s
10º Paulo Meireles / Miguel Borges - VW Polo S1600 - a 8m11,0s
(...)

- Link aos resultados completos

Actualizada às 01.12h de 30/10/2005

José António Marques


Links relacionados
 
Noticias:
   Nordeste Transmontano: Bruno lidera e Armindo desiste
   Nordeste Transmontano: Joaquim Jorge vence nos clássicos
   Soltas do Rali Nordeste Transmontano / O Jogo
   Nordeste Transmontano: Vitória convincente de Vitor Pascoal nos C2
   Nordeste Transmontano: Mex vence nos 206 e assume liderança do troféu
   Nordeste Transmontano: Prova superada
   Veloso Motorsport levou os Corolla ao “Ascari Race Resort”
   Estreia positiva para o Fiat Stilo Multijet
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
Provas:
   Rali de Gondomar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com