1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 19/05/2024 00:06 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








CPV/Supercars: Um ponto de situação no mercado de pilotos e equipas
Data: 24/03/2024 18:08

Os campeonatos Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España estão a ser alvo de grande entusiasmo. Muitas novidades tendo em vista a primeira ronda que se realizará em Jerez no fim de semana de 25/26 de maio.

A Lema Racing foi a primeira equipa a fechar os seus pilotos, segurando os serviços de Paulo Macedo e Luís Calheiro, pilotos que estiveram numa evolução constante em 2023. Após perder o ex-campeão Elias Niskanen, a equipa eslovena foi buscar o Campeão de GT4, José Carlos Pires, para fazer equipa com o irmão, uma das revelações de 2023, Nuno Pires. A equipa ainda tem um Audi R8 LMS GT4, já visto a correr no Estoril, mas cujos pilotos ainda não estão confirmados.

Vencedores da divisão TC em 2023, a Autoworks Motorsport, confirmou a subida à categoria GT4 com os seus dois pilotos: Borja Hormigos / Héctor Hernández. A aposta recaiu num BMW M4 GT4 (F82) que está a ser preparado na cidade de Toledo.

Também de regresso e num carro igual, um BMW M4 GT4 (F82), a Batina Racing volta a apostar nos vencedores da última corrida de 2023, Sérgio Azevedo e Orlando Batina. A equipa procura um piloto para a corrida de Jarama, a única que só pontua para o Supercars España.

A JC Group Racing Team foi das primeiras equipas a confirmar a sua participação nas pistas. A família Correia regressa com o Mercedes-AMG GT4 da Gabriela e com o Cupra TCR para a mais jovem Beatriz e para o pai José, o vencedor da Rampa da Arrábida 2024. A equipa de Braga participará nas seis provas do calendário, tomando, assim, parte nas três competições – Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España

Responsável pela iniciativa FPAK Junior Team, a Monteiros Competições irá colocar os Ginetta G40 GT5 nas pistas para seis jovens pilotos portugueses. Os nomes dos pilotos já foram conhecidos, falta conhecer as duplas. A equipa do Município da Maia tem ainda um Porsche 911 Cup em preparação para alugar.

O Team VRT confirmou que vai colocar em pista um Mercedes AMG GT4 para a dupla Salvador Tineo / Luis González e procura pilotos para um segundo carro da marca de Estugarda que poderá vir a adquirir. A competitiva equipa espanhola ainda tem dois Peugeot 308, que correram em Vila Real, que alugará se aparecerem pilotos interessados.

Segundo o jornal AutoSport, a Araújo Competição vai receber o primeiro Aston Martin Vantage GT4 versão 2024 na Península Ibérica. Os pilotos para este carro não foram confirmados. A equipa vai continuar com o Vantage GT4 com que Álvaro Ramos venceu a classe GTC ao lado de Fernando Soares, tendo ainda um McLaren 570S GT4 para colocar a correr.

Apesar de ainda não ter relevado os seus pilotos para a temporada de 2024, a Speedy Motorsport tem estado ativa. Nas redes sociais, a equipa de Pedro Salvador mostrou fotos do seu novíssimo Toyota Supra GT4 Evo que já chegou as instalações da equipa e que este sábado fez o shakedown em Braga. A equipa também tem um Porsche 718 Cayman GT4 RS CS e o "campeão" BMW M4 GT4 (G82), carro que foi usado por Luís Liberal nas provas portuguesas da GT4 Winter Series.

A Veloso Motorsport acordou para a nova época com a confirmação surpreendentemente que vai alinhar com um Porsche 718 Cayman RS Clubsport, o segundo destes carros a chegar a Portugal. A equipa da Póvoa do Lanhoso deverá manter a aposta no Audi R8 LMS GT4 para a dupla bracarense Jorge Rodrigues / Patrick Cunha. O ex-piloto Luís Veloso também preparou o Porsche 911 Cup de João Posser e Miguel Caetano a fazer a prova do Estoril, e pode ser que o faça mais vezes este ano.

Já a Racar Motorsport tem estado bastante mexida esta pré-época, tendo corrido com os seus Aston Martin Vantage GT4 (a equipa tem cinco) nas provas lusas da GT4 Winter Series e na prova de abertura, em Paul Ricard, das Ultimate Cup Series. Contudo, não se vislumbra quem serão os pilotos que irão colocar a correr nas pistas ibéricas. Mathieu Martins, Roberto Faria, Manuel Gião, Francisco Cruz, Ruben Vaquinhas e António Marques Lopes são alguns dos pilotos na esfera da equipa de Famões. A formação terá colocado à venda o Mercedes-AMG GT4 utilizado no ano passado.

Em Madrid, a SMC Motorsport está mais focada em participar no troféu internacional monomarca da McLaren com os seus Artura. Mas como tem três McLaren 570S GT4, a equipa oficial da McLaren Barcelona está a falar com diversos pilotos para correr em 2024, pelo menos nas três provas espanholas.

Ainda na Catalunha, a NM Racing Team também prepara os seus Mercedes-AMG GT4. A equipa de Nil Montserrat participou nas seis provas da GT4 Winter Series, onde testou diversos pilotos, como Alberto de Martin, Max Huber, Guillermo Aso, Lluc Ibáñez e Alex Papadopulos. Destes sairão os pilotos que a equipa espanhola vai confirmar para as provas ibéricas.

A Tockwith Motorsport vem de Inglaterra, mas que tem uma base em Espanha, no circuito de Guadix. A formação inglesa tem vindo a competir com diversos Ginetta, para além do Porsche 911 Cup entregue a Marcus Fothergill e Dave Benett, já confirmado, o vencedores da divisão Cup de 2023. Para este ano a grande novidade é o facto do seu Ginetta G55 GT4, que o ano passado foi dividido por Bruno Pires e Fábio Mota, poder ser inscrito na divisão GTX por ter perdido a homologação. Voltar a ver nas pistas os Ginetta G50 vermelhos é outra grande possibilidade.

O mercado não fica por aqui. A Sports & You é esperada na categoria GT4, como noticiado na imprensa portuguesa, mas a equipa de Baltar tem estado em silêncio e a competir em ralis e Todo-Terreno onde são uma equipa enorme.

A JT59 Racing Team vendeu o seu Cupra TCR, mas também se fala que ficará na velocidade. Resta saber com que outro carro poderá Daniel Teixeira, o campeão nacional de Turismos, defender o seu título.

Ainda nos TCR, os planos da PDauto e do Grupo TDS para a velocidade são desconhecidos. Já Garagem João Gomes testou o jovem Duarte Camelo no seu Porsche Cayman, mas poderá manter a estratégia de 2023 em que não fez corrida, concentrando-se em testes. A Automoviles Bertolin S.L., o concessionário de Valência da BMW, comprou um novo M4 GT4, mas não se sabe se participará nas provas ibéricas.

No mercado de pilotos, são inúmeros os pilotos que ainda não definiram os seus planos. O mais evidente é Francisco Abreu, que se sagrou o ano passado Campeão ao lado de José Carlos Pires. Espera-se que o madeirense possa continuar na competição para defender o seu título, mas desconhece-se em que equipa e com que carro, assim como o seu colega de equipa.

Fábio Mota e Bruno Pires fizeram equipa no ano passado, mas ainda não anunciaram o seu programa deste ano, esperando-se que possam manter a parceria, muito embora continuar no Ginetta G55 GT4 da Tockwith Motorsport seja uma impossibilidade, dada a perda de homologação do carro inglês, que impede pilotos Silver de o pilotar na classe GTX.

Tomás Pinto Abreu foi uma das estreias notadas em 2023, batendo-se pelas melhores posições da divisão GTX, aos comandos de um Ginetta G50 da Tockwith Motorsport que partilhou com o inglês Simon Moore. O jovem luso é outro dos pilotos que procuram um lugar para a próxima temporada, assim como o veterano espanhol Alvaro Fontes ou o compatriota Duarte Pinto Coelho que andou depressa nos pequenos Ginetta G40 do FPAK Junior Team.

Francisco Carvalho e Nuno Batista são outros dos nomes que não revelaram como continuarão em 2024, muito embora existam rumores de que estão muito activos nos bastidores à procura do melhor projecto para as respectivas carreiras. A continuidade de Álvaro Ramos e Fernando Soares, campeão do GTC e da divisão GTX, é uma incógnita.

Existem ainda rumores de diversos pilotos que pretendem ingressar no Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade este ano, sendo alguns deles nomes bem-sonantes. Um deles é o Miguel Lobo, que terá andado nos bastidores a avaliar possibilidades para subir na sua carreira e participar nas competições de pista mais importantes da Península Ibérica e de Portugal.

As confirmações já realizadas garantem um plantel muito composto, que no passado chegou a superar os trinta carros em pista, e os rumores dão garantias de uma grelha de partida muito competitiva.


CONFIRMADOS:

Autoworks Motorsport - BMW M4 GT4 (F82) - Borja Hormigos / Héctor Hernández

Batina Racing - BMW M4 GT4 (F82) - Sérgio Azevedo / Orlando Batina

FPAK Junior Team - Ginetta G40 GT5 - Henrique M. Oliveira / Henrique V. Oliveira*

FPAK Junior Team - Ginetta G40 GT5 - João Oliveira / Rodrigo Ferreira*

FPAK Junior Team - Ginetta G40 GT5 - Rodrigo Santos / Ruben Silva*

JC Group Racing Team - Mercedes AMG GT4 - Gabriela Correia

JC Group Racing Team - Cupra TCR - Beatriz Correia / José Correia

Lema Racing - Mercedes AMG GT4 - José Carlos Pires / Nuno Pires

Lema Racing - Mercedes AMG GT4 - Paulo Macedo / Luís Calheiros

Team VRT - Mercedes AMG GT4 - Salvador Tineo / Luis González

Tockwith Motorsport - Porsche 911 Cup - Dave Benett / Marcus Fothergill


PROVÁVEIS:

Araújo Competições - Aston Martin Vantage GT4 (2024) - ???

Araújo Competições - Aston Martin Vantage GT4 - ???

Araújo Competições - McLaren 570S GT4 - ???

Grupo TDS - Cupra TCR - Manuel Sousa

JT59 Racing Team - ??? - Daniel Teixeira

Garagem João Gomes - Porsche Cayman CS - ???

Monteiros Competições - Porsche 911 Cup - Rui Miritta

Monteiros Competições - Porsche 911 Cup - ???

NM Racing Team - Mercedes AMG GT4 - Alberto de Martin (?)

NM Racing Team - Mercedes AMG GT4 - Max Huber (?)

PDauto - Audi RS3 LMS TCR - Paulo Silva / Guilherme Silva

Racar Motorsport - Aston Martin Vantage GT4 - Ruben Vaquinhas / António Lopes (?)

Racar Motorsport - Aston Martin Vantage GT4 - Mathieu Martins / ???

Racar Motorsport - Aston Martin Vantage GT4 - Roberto Faria / ???

Racar Motorsport - Aston Martin Vantage GT4 - Manuel Gião / ???

Lema Racing - Audi R8 LMS GT4 - ??? / ???

SMC Motorsport - McLaren 570S GT4 - ???

SMC Motorsport - McLaren 570S GT4 - ???

Speedy Motorsport - Toyota Supra - ???

Speedy Motorsport - Porsche Cayman RS CS - ???

Speedy Motorsport - BMW M4 GT4 (G82) - Luís Liberal (?)

Sports & You - ??? - António Coimbra (?)

Team VRT - Mercedes AMG GT4 - ???

Tockwith Motorsport - Ginetta G55 GT4 - ???

Tockwith Motorsport - Ginetta G50 - ???

Veloso Motorsport - Audi R8 LMS GT4 - Patrick Cunha / Jorge Rodrigues

Veloso Motorsport - Porsche Cayman RS CS - ???


Ramón Herrera


Links relacionados
 
Noticias:
   CPV/Supercars: Gabriela Correia confirma Mercedes em três frentes
   CPV/Supercars: Autoworks adquire um BMW GT4
   CPV/Supercars: Veloso garante um novo Cayman GT4 RS
   GP da Austrália - Corrida: Sainz lidera dobradinha da Ferrari
   Centro - Cidade Termal: Vitória para André Cabeças
   CPV/Supercars: Chega uma nova equipa de M4 GT4
   CPV/Supercars: Monteiros Competições avança
   CPV/Supercars: Araújo Competição estreia novo Aston Martin
   CPV/Supercars: Nissan ainda sem carros para a Europa
Categorias:
   Nacional
   Velocidade
   Campeonato de Portugal de Velocidade
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com