No dia 26 de março, a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) anunciou que a Team Mitsubishi Ralliart, à qual a MMC presta apoio técnico, irá participar no AXCR Asia Cross Country Rally 2024, que se realizará na Tailândia e na Malásia de 11 a 17 de agosto.
O Team Mitsubishi Ralliart é uma equipa privada gerida pela Tanto Sports da Tailândia e é liderada por Hiroshi Masuoka, que competiu no Rali Dakar, conhecido como "o rali mais difícil do mundo", pela Mitsubishi e venceu o rali duas vezes consecutivas desde 2002. Com o apoio da Mitsubishi, a equipa entrou na categoria de topo da maior prova de TT da Ásia em 2022 com a geração anterior da Mitsubishi Triton, que subitamente alcançou a sua primeira vitória logo nesse ano.
Em 2023, a equipa continuou a sua participação no rali e, pela primeira vez, inscreveu a especificação T1, que foi desenvolvida com base na Triton de geração atual completamente nova, concebida de novo a partir da estrutura em escada, num rali disputado nas difíceis condições de estrada do Sudeste Asiático.
A equipa alinhou no evento pelo segundo ano consecutivo com uma equipa de três novos modelos da pick up Triton, mas perdeu a vitória por pouco. No entanto, o campeão de 2022, Chayapong Yoter, terminou em terceiro lugar na geral e a equipa também ganhou o "Prémio por Equipas", que é atribuído aos dois melhores carros com o tempo combinado de todos os carros das várias equipas que terminam a corrida.
O objetivo para 2024 é "recuperar o título". O Team Mitsubishi Ralliart tem utilizado o comportamento ágil e a elevada fiabilidade da Triton para competir com veículos de fabricantes rivais com cilindradas maiores e um desempenho mais dinâmico, mas para o evento deste verão, que se realizará no troço de 2000 km entre Surat Thani, no sul da Tailândia, e Kuala Lumpur, na Malásia, a equipa tem trabalhado para melhorar a aceleração da máquina japonesa. A opção tomada foi para também melhorar o desempenho e a dinâmica de condução. O potencial do veículo como um todo foi melhorado em conjunto com o "amadurecimento" de várias peças, e a equipa está agora "pronta para vencer" e enfrentar o difícil percurso da região.
"No ano passado, pudemos confirmar que a Triton tem uma excelente robustez e durabilidade no difícil Rali Cross Country da Ásia, e também reafirmámos que o seu comportamento ágil e a sua elevada capacidade de condução em estrada irregular são os seus pontos fortes", afirma o Diretor-Geral da Team Mitsubishi Rallyart, Masuoka.
"Em 2024, o nosso segundo ano de competição com o novo modelo, iremos reforçar o nosso desempenho dinâmico para podermos competir em igualdade de circunstâncias com os nossos rivais de maior cilindrada e iremos melhorar ainda mais o nosso desempenho de condução com um piso mais largo", disse o ex-piloto.
Pela imprensa japonesa, este projecto é o primeiro passo que a marca tem para regressar ao Dakar após anos a fio afastada da prova. Contudo, as sucessivas alterações de regulamento da prova do ASO têm atrasado este mais que esperado regresso.
|