Apesar de ainda estar à procura de sucesso na Fórmula 1, o centenário das 24 Horas de Le Mans parece ter seduzido Pierre Gasly, que recentemente expressou o seu desejo de um dia correr em La Sarthe.
"Vou certamente considerar participar nas 24 Horas de Le Mans no futuro", disse o piloto francês numa declaração transmitida pelo Top Gear. "Neste momento, estou 100% concentrado na Fórmula 1, e é onde me vejo nos próximos 10 anos. É onde quero sobressair e esforçar-me, mas ao mesmo tempo vejo Le Mans como uma corrida icónica que pode ser uma experiência única para mim durante uma temporada".
Como lembrete, a Alpine entrará na classe Hypercar do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) em 2024. No entanto, Gasly insiste que, se participar nas 24 Horas de Le Mans, não o fará apenas para fazer número.
"A única condição é que quero fazê-lo para o ganhar", explica o piloto da Alpine F1. "Quero ter a certeza de que se participar nesta competição única a meio de uma das minhas épocas de F1, será para lutar pela vitória, caso contrário não faz sentido. Não ficarei satisfeito com um lugar entre os cinco primeiros ou mesmo com um pódio."
A meio das celebrações do Centenário das 24 Horas de Le Mans, a Alpine revelou o seu primeiro Hypercar, o Alpine A424_B LMDh, que fará a sua estreia em 2024, marcando o regresso da marca francesa à principal categoria de resistência do mundo após um ano de ausência.
O seu grupo motopropulsor será composto por um motor de combustão interna V6 de 3,4 litros turboalimentado ligado ao sistema híbrido LMDh especificado, composto por um motor eléctrico Bosch, uma bateria Williams Advanced Engineering e uma caixa de velocidades Xtrac.
O parceiro de longa data da Alpine nas corridas de resistência, a Signatech, será a equipa de fábrica para um hipercarro no WEC na próxima época. Nenhum piloto foi ainda confirmado para este projeto na classe principal da endurance mundial.