A meio das celebrações do Centenário das 24 Horas de Le Mans, a Alpine revelou o seu primeiro Hypercar, o Alpine A424_B LMDh, que fará a sua estreia em 2024, marcando o regresso da marca francesa à principal categoria de resistência do mundo após um ano de ausência.
A marca Renault apresentou esta sexta-feira imagens e os primeiros detalhes técnicos do Alpine A424_B, desenvolvido em conjunto com o parceiro de chassis ORECA.
O seu grupo motopropulsor será composto por um motor de combustão interna V6 de 3,4 litros turboalimentado ligado ao sistema híbrido LMDh especificado, composto por um motor eléctrico Bosch, uma bateria Williams Advanced Engineering e uma caixa de velocidades Xtrac.
O parceiro de longa data da Alpine nas corridas de resistência, a Signatech, será a equipa de fábrica para um hipercarro no WEC na próxima época. O construtor também está aberto à compra do carro por equipas clientes.
O nome do modelo do carro segue o sistema tradicional de dígitos da Alpine, com o 'A' e o '4', e ainda o '24', significando o ano em que o protótipo correrá. O carro carrega a esperança da Renault-Alpine de voltar a vencer as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez desde 1978.
A Alpine foi, juntamente com a Glickenhaus, a única marca a juntar-se à Toyota na temporada de 2021 do Mundial de Resistência e, embora tenha estado na grelha em 2022 - a temporada dos Hypercars em vez dos LMP1s como a principal categoria de resistência no WEC e em Le Mans - foi com um carro herdado que os deixou muito perto do título.
A Alpine está a competir apenas em LMP2 na época de 2023, mas no próximo ano juntar-se-á a marcas como a Lamborghini, Porsche, Cadillac, Acura e BMW na "nova" LMDh. Um LMDh -Le Mans Daytona Hybrid- é um hipercarro que pode competir com os LMH -Le Mans Hypercar- da Toyota, Ferrari ou Peugeot, mas ao mesmo tempo tem a possibilidade de participar no calendário IMSA e nas 24 Horas de Daytona.
|