Um ano para se preparar, no entanto, a Peugeot não conseguiu, pelo menos para já, entrar na luta no Circuito de La Sarthe, resta saber se a corrida será diferente.
Na tarde de ontem, o construtor francês ficou fora da luta pela Hyperpole, depois de ter sido apenas 10º e 11º no primeiro treino de qualificação na quarta-feira, quando só passavam os 8 mais rápidos de cada classe.
Mesmo com os ajustes no BoP, os carros franceses não conseguiram entrar na luta pelos melhores tempos por volta, pelo que a resignação da equipa é agora concentrar-se no ritmo de corrida.
Jean-Marc
Finot, um dos responsáveis do projeto, enumerou as áreas em que a equipa terá de se concentrar durante as sessões de treinos livres que já tiveram lugar durante a noite, salientando que o hipercarro 9X8 Le Mans continua a ter dificuldades em termos de tracção e velocidade máxima, duas áreas em que será provavelmente muito difícil obter grandes ganhos, apesar da pequena vantagem de peso após os ajustes do BoP, que penalizaram significativamente a Toyota e um pouco menos a Ferrari.
"Obviamente, estamos um pouco desapontados com a qualificação, porque gostaríamos de ter tido um pouco mais de ritmo. Estamos a aproximar-nos corrida após corrida, mas não à velocidade que gostaríamos. Vamos trabalhar principalmente esta noite e amanhã no ritmo de corrida", disse Jean-Marc Finot à imprensa.
A Peugeot ainda não conseguiu este ano mostrar que o 9X8 é um carro capaz de lutar pelos lugares cimeiros, após ter passado a temporada de 2022 a desenvolver a viatura.
"Temos de ser mais consistentes com o nosso equilíbrio, para termos mais ritmo em tudo o que fazemos. Por vezes, o carro faz uma boa volta, outras vezes temos um pequeno problema com o equilíbrio, sem percebermos 100% porquê. É mais uma questão de tentar fazer com que o carro seja consistente durante toda a janela de utilização", explicou o piloto Mikkel Jensen.
A equipa Peugeot TotalEnergies substituiu o actuador eléctrico da caixa de velocidades por um actuador hidráulico para resolver os problemas de fiabilidade que a equipa tinha há muito tempo. Mas o aerodinâmico 9X8, que ainda não conseguiu atingir as metas de velocidade máxima como se esperava com o seu conceito de design sem asas, ainda tem outros problemas a resolver.
Nos ressaltos e troços da pista com tracção é onde ainda a equipa sabe que tem de melhorar.
A única coisa que a marca francesa conseguiu de relevo foi apresentar cores novas. O público acolheu, com entusiasmo, as novas cores dos dois 9X8 Hypercar, que celebram o
Centenário de Le Mans e os 30 anos do triplo pódio que a marca ali conseguiu em 1993.
Carlos Tavares, o empresário português que atualmente ocupa o cargo de diretor executivo da Stellantis, está em Le Mans este fim de semana, o que vai colocar pressão suplementar nos homens da Peugeot.
|