Embora nem sempre o transmita publicamente, devido à "leia da rolha" imposta este ano no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) sobre o BoP, a verdade é que a Porsche Motorsport anda extremamente descontente com esta temática do mundial.
A marca alemã apostou no conceito LMDh da IMSA, ao contrário da Toyota e Ferrari, as duas marcas dominadoras do início da época, que construíram LMH, o conceito montado pelo franceses do Automobile Club de l'Ouest (ACO).
Thomas Laudenbach, responsável pela Porsche Motorsport, fez questão de dizer à imprensa durante as 6 Horas de Spa, no passado fim-de-semana, que depois de não ter havido qualquer revisão do BoP para a corrida belga após os dois primeiros eventos da época em Sebring, em Março, e Portimão, em Abril, espera que haja mudanças antes de Le Mans.
Questionado sobre se poderia haver uma alteração após Spa, respondeu à revista inglesa Autosport: "O que todos sabemos que vai acontecer. Esperamos claramente um ajustamento antes de Le Mans. Eu estava à espera que fosse depois de Portimão, mas disseram-me que o faríamos antes de Le Mans", afirmou.
Após a corrida em que a Toyota conquistou a terceira vitória em três corridas, Laudenbach disse: "Acho que a questão não é se vai haver uma mudança; a grande questão é qual será a mudança."
Os criadores das regras do WEC, a FIA e o ACO, tiveram a oportunidade de fazer uma alteração antes de Spa à chamada plataforma BoP, o equilíbrio entre o Le Mans Hypercar e a maquinaria LMDh que se juntam na classe Hypercar.
O que não é claro é se esta foi a sua única oportunidade e se ainda há margem para alterar o equilíbrio entre as máquinas LMH, como o GR010 HYBRID da Toyota, e os LMDhs que incluem o Porsche 963 ou o novo Cadillac antes de Le Mans.
O director técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, Pascal Vasselon, insistiu que a prova de Spa era a única possibilidade para uma revisão do BoP antes de Le Mans.
"Não há espaço para ajustes [antes de Le Mans]", disse o influente francês. "Há documentos que dizem qual é a regra: houve um acordo com um calendário preciso".
Esses documentos não são do domínio público e a FIA e o ACO apenas esclareceram que apenas o BoP da plataforma pode ser alterado antes de Le Mans.
Um representante da FIA indicou à Autosport um chamado "explicador" divulgado pelo órgão dirigente na semana da abertura da série de Sebring em Março, que parece sugerir que uma mudança ainda é possível.O documento afirmava: "Haverá apenas um ajuste de BoP ao longo da temporada após Le Mans, bem como possivelmente o equilíbrio das plataformas LMH e LMDh antes dessa corrida".
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