Num CPR atípico onde o asfalto predomina, regressar aos pisos de terra será algo que a maioria já ansiaria há muito tempo. Deverão agradecer ao empenho do Clube Automóvel de Amarante e aos três Municípios envolvidos por conseguirem em situação tão adversa levar a prova a bom porto. Com uma estrutura adaptada à situação actual, logo pouco ou nada amiga do público, o Terras da Aboboreira terá apenas seis troços divididos por dois dias: dois na sexta e quatro no sábado. Ainda na sexta, logo pela manhã os concorrentes poderão efectuar o Shakedown e alguns deles também a Qualificação.
A nível desportivo, o realce pela positiva vai para a qualidade dos inscritos, onde sobressaem as 17 viaturas R5 (entretanto reduzidas a 16, devido à ausência devido a isolamento profilático de Manuel Castro), pela negativa para o facto de apenas termos mais onze concorrentes nas outras categorias!
Entre os R5 presentes, destaque para Adrien Fourmaux, piloto francês apoiado pela FFSA [Federação francesa] e que tem feito o WRC2 ao volante de um Ford Fiesta MKII. É um piloto mais de asfalto do que de terra, pelo que haverá curiosidade para ver onde se situará na tabela de tempos. Mas temos mais alguns estrangeiros, espanhóis – espera-se que desta vez finalmente acertem nos seus nomes! -, que não serão de todo candidatos aos lugares da frente mas que poderão animar algumas lutas do meio da tabela: José Luiz Pelaez, Juan Pablo Castro, Daniel Alonso e Juan Carlos Quintana.
No que ao CPR propriamente diz respeito embora matematicamente haja ainda cinco candidatos ao título, realisticamente apenas dois reúnem as condições de serem campeões: Bruno Magalhães e Armindo Araújo. E sendo a Aboboreira a penúltima prova, embora sendo muito improvável, até poderá acontecer que o piloto da Hyundai Portugal chegue já ao título, “bastando” para isso que faça mais 29 pontos do que o piloto do Skoda Racing Factory. Com 38 pontos em disputa por prova (trinta do 1º lugar, cinco dos troços e três da Power Stage) e um resultado a deitar fora (no caso de pontuarem em todas as provas), que será para os dois maiores candidatos, claramente o Vidreiro (que só deu 25% dos pontos), o mais provável é que tudo fique por definir e o Casinos do Algarve daqui a três semanas seja o palco de todas as decisões. Além destes dois pilotos, claramente entre os maiores favoritos à vitória final, teremos também os outros três candidatos ao título [Teodósio, Fontes e Meireles) como sendo aqueles que conjuntamente deverão ocupar o Top5 do CPR.
Entre os 2 Rodas Motrizes, tendo em conta a competitividade do carro, Pedro Almeida é claro favorito, devendo repetir-se o duelo Ricardo Sousa/Daniel Nunes com os sempre espectaculares 208 R2.
O Rali Terras da Aboboreira conta ainda para o campeonato do Norte (CNR) com 22 concorrentes, embora uma parte deles vá correr no famigerado grupo X5, o tal que depois não vai existir na classificação final. enfim, incongruências regulamentares! Entre esses, a maior atenção estará centrada em Vítor Pascoal, a correr em casa com um Nissan Micra N5, Mex no Porsche e Tiago Almeida com um Mitsubishi Mirage Proto.
Horário:
Sexta - 30 de Outubro
Shakedown/Qualificação – 08:30
PEC 1 – Aboboreira (16,0 Km) – 14:40
PEC 2 – Aboboreira 2 (16,0 km) - 16:15
Sábado - 31 de Outubro
PEC 3 – Amarante Natureza Criativa (23,67 km) – 10:00
PEC 4 – Baião Vida Natural (10,52 Km) - 11:15
PEC 5 – Amarante Natureza Criativa (23,67 km) – 14:05
PEC 6 – Baião Vida Natural (10,52 Km) - 15:20