As 24 Horas de Le Mans terão a sua maior grelha de categoria superior desde 2011, com 16 carros inscritos na classe Hypercar num pelotão de 62 carros.
O organizador do evento, o ACO, na segunda-feira, emitiu a primeira versão da lista de inscritos para a 91ª edição da clássica francesa que se disputa a 10 e 11 de Junho.
Também inclui 24 inscrições em LMP2, 21 em GTE-Am e a confirmação do carro Chevrolet Camaro NASCAR Cup modificado da Hendrick Motorsports via Garagem 56 - "Carro Inovador".
A grelha Hypercar apresenta oito fabricantes diferentes, incluindo sete protótipos LMDh que utilizam o mesmo sistema híbrido e nove LMHs. É o maior pelotão de topo desde há 12 anos atrás quando 17 carros apareceram na classe LMP1.
Depois de vencer a Glickenhaus e a Alpine no ano passado, a Toyota Gazoo Racing, vencedora, enfrentará uma oposição crescente na tentativa de obter uma sexta vitória consecutiva de Le Mans, com Ferrari, Peugeot, Cadillac, Porsche e ByKolles/Vanwall a entrarem na grelha.
Uma dúzia de carros do Campeonato do Mundo FIA de Endurance inscritos na temporada completa estão presentes, juntamente com inscrições adicionais de três construtores.
A Porsche Penske Motorsport traz um dos seus Porsche 963s de fábrica da IMSA WeatherTech SportsCar Championship, para além da sua configuração de dois carros do WEC.
A Cadillac, que gere um único carro LMDh no WEC, contratou ambas as suas equipas da IMSA - Chip Ganassi Racing e Action Express Racing - para colocar em pista três carros.
Além disso, a Glickenhaus acrescentou um segundo Glickenhaus 007 Pipo, com o construtor americano que pretende repetir o seu resultado do pódio do ano passado.
A Hertz Team JOTA é a única equipa privada Hypercar, com um único Porsche 963, aonde estará António Félix da Costa.
A
LMP2 envolve o grupo de 11 carros do WEC: JOTA, Team WRT, United Autosports, Alpine, Prema, Inter Europol Competition e Vector Sport, bem como os destinatários do convite automático Panis Racing, Cool Racing, Graff, DKR Engineering e Tower Motorsports. Os últimos quatro desse lote fazem parte de uma classe de oito carros LMP2 Pro-Am juntamente com a Nielsen Racing, AF Corse, Algarve Pro Racing e a campeã europeia Le Mans Series Pro-Am Racing Team Turkey. Cada alinhamento de pilotos Pro-Am deve conter um piloto Bronze.
Colin Braun e James Allen, vencedor da classe LMP2 em Daytona, irão partilhar o Oreca 07 Gibson da Algarve Pro com George Kurtz, assim a lista de inscritos confirma. Filipe Albuquerque é o representante português na categoria.
Após o desaparecimento da GTE-Pro, a GTE-Am é agora a primeira classe baseada em carros produção até ser substituída pela LMGT3 no próximo ano. Oito Porsche 911 RSR-19s, sete Ferrari 488 GTE-EVOs, cinco Aston Martin Vantage AMRs e um Chevrolet Corvette C8.R formarão a grelha na despedida destes carros de Le Mans.
|