A Toyota foi a brilhante vencedora do Vodafone Rali de Portugal por intermédio de Elfyn Evans / Martin Scott, mas mais que o triunfo à geral a resistência dos Toyota Yaris foi o trunfo para esta vitória.
A equipa liderada por Jari-Matti Latvala mostrou por diversas vezes que os seus carros não estavam tão rápidos como os Hyundai, mas a resistência dos Yaris e a consistência dos seus pilotos fez o resultado.
Evans foi o mais rápido dos carros japoneses logo na 1ª etapa, ainda que surpreendentemente a ter a oposição de Takamoto Katsuta, e quando os Hyundai cederam subiu lugares e levou a melhor na luta com Dani Sordo. Esperava-se uma batalha hoje entre o galês e o espanhol, mas logo no primeiro troço da manhã Evans mostrou ao que vinha e arrumou a questão.
No final consegue um triunfo por 28,3s sobre Sordo, e para a Hyundai além do 2º posto fica o magro consolo de Ott Tanak e Thierry Neuville terem sido os mais rápidos na PowerSatage. Sordo teve um bom início, mas desde que perdeu a liderança em Mortágua por causa do pneus nunca mais se reencontrou.
Sebastien Ogier esteve apagado na edição deste ano da prova portuguesa do mundial, o seu 3º lugar a 1m23,6s é mais o resultado da consistência do que da rapidez, apesar de alguns erros mas com consequências mínimas. Mantém a liderança do mundial, ainda que agora o adversário mais próximo seja Elfyn Evans a apenas 2 pontos.
Takamoto Katsuta foi uma agradável surpresa onde os jovens brilharam. O japonês esteve rápido e consistente, tendo na 1ª etapa sido algumas vezes o melhor dos Toyota, mas até ao final cumpriu e o 4º lugar a 2m28,4s é um bom prémio pelo desempenho.
Com o já ultrapassado Ford Fiesta WRC Gus Greensmith fez a sua melhor prova do mundial. Chegou a rubricar tempos interessantes e o 5º lugar a 4m52,7s é o resultado de alguns problemas no Fiesta. A completar o grupo das boas exibições dos jovens está também Adrien Fourmaux no segundo Fiesta, que tal como Greensmith também sofreu alguns problemas e terminou em 6º.
A destoar das boas exibições do jovens está Kalle Rovanpera que esteve uns furos abaixo do esperado e ainda viu o seu Yaris levá-lo ao abandono no final da 2ª etapa. Na Hyundai Thierry Neuville desistiu devido a um capotanço e quebra da suspensão na 1ª etapa e Ott Tanak viu igual destina da suspensão na 2ª etapa mas sem ter batido.
No WRC2 o triunfo foi para Esapekka Lappi ao passo que no WRC3 os louros foram para Kajetan Kajetanowicz.
Entre os portugueses Armindo Araújo conseguiu a posição de melhor nacional ao levar o Skoda Fabia Rally2 Evo ao 19º lugar da geral.
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