Don Panoz colocou, por agora, numa gaveta, o projecto que tinha para a construção de um carro GT totalmente elétrico para "Garagem 56" das 24 horas de Le Mans. A informação foi confirmada ao SportMotores.com por fonte oficial da Green4U Technologies.
A nova organização do fundador da American Le Mans Series (ALMS), da Élan Corporation plc e da DeltaWing Technology Group mostrou na edição de 2017 das 24 Horas de Le Mans uma maquete em tamanho real do carro que o empresário norte-americano apostava para o seu regresso à mítica prova francesa. Contudo, outras prioridades atravessaram-se no caminho do projecto desportivo, e este dificilmente verá algumas vez a luz do dia.
"O Don Panoz decidiu não continuar com o projecto do carro de corridas eléctrico Green4U Panoz Racing GT-EV", explicou fonte oficial da
Green4U Technologies ao SportMotores.com.
"Em vez disso, ele está a colocar todos os seus recursos no desenvolvimento do negócio da Green4U Technologies e no lançamento dos futuros carros eléctricos da empresa", realçou.
O Green4U Panoz Racing GT-EV foi projectado para alcançar um nível de desempenho semelhante para um concorrente da classe GTE, sendo que o conceito apostava em que as baterias fossem trocadas em pitstops da mesma forma que um carro convencional reabasteceria. Este deveria atingir velocidades de ponta na ordem dos 280-290km/h.
A tecnologia a utilizar na bateria, talvez o ponto crítico de todo o projecto, nunca foi revelada, mas os responsáveis do conceito acreditavam que seria possível ter o carro em pista por 48 minutos consecutivos.
Esta mudança de planos em nada afecta a continuidade da presença nas pistas da Panoz. O pequeno construtor da Georgia finalizou o processo de homologação internacional do Avezzano GT4, carro que actualmente compete na classe GTS do Pirelli World Challenge. Com o crescimento da categoria GT4 um pouco por todo o mundo, a Team Panoz Racing ainda está a ponderar a possibilidade de colocar à disposição de clientes privados num futuro próximo.