--
Mulheres contra Jorda
14/12/2017 16:03
Jorge Girão

O mundo do automobilismo feminino está em alvoroço com a nomeação de Carmen Jorda para a Comissão da FIA para as Mulheres no Automobilismo.

A espanhola foi nomeada na semana passada para a função, tendo havido reacções imediatas, a mais notável foi a de Pippa Mann, que revelou através do seu Twitter oficial não acreditar na decisão da FIA.

Para além do seu fraco palmarés, na GP3 nunca conseguiu qualificar-se entre os vinte primeiros, Jorda defende que as mulheres não conseguem competir em plano de igualdade com os homens devido à sua menor capacidade muscular, algo que a maioria da suas pares contestam.

A nomeação da espanhola, notável pelos seus dotes físicos, foi realizada poucos depois de existirem rumores quanto à possibilidade de surgir em 2019 um campeonato de monolugares reservado ao sexo feminino, crendo-se que será Bernie Ecclestone que está por detrás do projecto.

A espanhola, que chegou à Fórmula 1 como piloto de testes da Lotus/Renault, sempre teve uma relação próxima com o inglês, havendo quem suspeite que Jorda pode fazer lobby junto da FIA para que a competição exclusivamente feminina ganhe forma.

As pilotos que têm estado em campeonatos de alto nível, como é o caso de Tatiana Calderón que venceu uma prova de Fórmula 3.5 V8, Susie Wolff, piloto de testes da Williams, defendem que as mulheres são capazes de se baterem de igual para igual com os homens.
Links Relacionados