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SFormula: Japão acena para Félix da Costa
02/01/2017 20:10
Sérgio Fonseca / Chi Wai

De acordo com a revista japonesa Auto Sport, António Félix da Costa, assim como o campeão da GP2 Series e protegido da Red Bull Pierre Gasly, vai participar na temporada de 2017 do campeonato japonês de monolugares Super Fórmula (ex-Fórmula Nippon).

Contudo, segundo apurou o SportMotores.com, este cenário descrito pela publicação nipónica é bastante optimista, porque o piloto português da BMW Motorsport tem outras prioridades para a temporada que ai vem e até ofertas doutros campeonatos.

Félix da Costa que esta época irá trocar o DTM para se concentrar a 100% no Campeonato FIA de Fórmula E e no desenvolvimento do BMW GTE para o Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2018 não confirma qualquer acordo para correr no Japão na competição rainha de monolugares no país do sol nascente.

"É perfeitamente normal que depois de ter ganho um título Mundial de Fórmula 3 em Macau, surjam conversas e possibilidades", disse Duarte Félix da Costa, manager e irmão do piloto de Cascais, ao SportMotores.com, referindo também que por agora "não há nada de concreto".

"O António está 100% focado na Fórmula E ao serviço da BMW, que cada vez mais está envolvida neste campeonato. Além disto tem um programa de testes e desenvolvimento para o ano de 2018 no WEC. Como piloto cobiçado que é, sim, existem conversas para outros campeonatos, que podem ou não avançar, mas isso é algo comum nesta altura do ano antes de se iniciarem os campeonatos", acrescenta Duarte Félix da Costa.

A Super Fórmula é o campeonato de monolugares por excelência do Japão e junta pilotos profissionais com carreiras internacionais consolidadas, como Andre Lotteter, João Paulo de Oliveira ou os ex-pilotos de Fórmula 1 Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima e jovens pilotos talentosos japoneses e estrangeiros, como o belga Stoffel Vandoorne que em 2016 por lá competiu antes de ser promovido à equipa principal da McLaren para esta temporada. Organizado pela empresa JRP (Japon Promotion), todos os monolugares são fabricados pela Dallara e os motores 2.0 litros turbo são fornecidos pela Toyota ou pela Honda. A Yokohama é a única fornecedora de pneus.

Este campeonato, que não tem provas fora do Japão, diz pouco aos portugueses desde da participação de André Couto em 2001. O português radicado em Macau tripulou para o Team Nova, conseguindo como melhor resultado um quarto lugar na pista de Motegi. Manuel Gião também chegou a conduzir um carro desta disciplina, na altura num teste de pneus. Antes de abandonar o Red Bull Junior Team foi colocada em cima da mesa a hipótese de efectuar a temporada de 2008 na Fórmula Nippon a Filipe Albuquerque, algo que nunca veio a acontecer.


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