--
TCR: Ford precisa de evoluções
14/12/2016 21:05
Ramón Herrera

O desenvolvimento do Ford Focus para o TCR tem sido um verdadeiro quebra cabeças para a FRD Sports, a equipa de Hong Kong que herdou da Onyx Engineering e da Proteam os direitos de desenvolvimento da máquina do construtor de Detroit.

Depois de umas aparições muito modestas em 2015 no TCR International Series com a equipa Proteam, o Ford Focus ST TCR construído pela Onyx Engineering foi visto novamente nas pistas no TCR Asia Series. O carro que correu no TCR International inscrito pela Proteam passou para as mãos da FRD Sports. A equipa de Hong Kong montou-lhe uma caixa sequencial e modificou o sistema de arrefecimento, mas a equipa asiática mostrou-se incapaz de resolver os problemas no carro. Devido ao constante sobreaquecimento do motor, o Focus não terminou qualquer das corridas em que participou.

Como alternativa, a FRD Sports pediu a construção de quatro carros nos Estados Unidos da América para começar, em parceria com uma estrutura local dirigida pelo piloto Rob Holland, sendo que estes saem agora montados com caixas de velocidade Xtrac e motores 2.0 litros turbo preparados com algum apoio técnico da Ford Performance em Dearborn, Michigan.

Sucessivos atrasos, principalmente porque um dos fornecedores principais não foi capaz de entregar a tempo um componente crítico, apenas permitiram que o carro fosse visto pela primeira vez a competir em Singapura. A FRD Sports ainda arriscou uma segunda aparição na Malásia, mas vários problemas condicionaram uma performance razoável de um carro que teoricamente tem algum potencial.

"Depois da corrida de estreia em Singapura e da corrida subsequente na Malásia, identificamos algumas áreas de melhoria necessária. O plano actual é trabalhar com nossos parceiros técnicos para melhorar essas áreas e estar no teste BOP em Valência em meados de fevereiro", explicou Brian Ma, o engenheiro-chefe do projecto, ao SportMotores.com.

Ainda esta temporada, a FRD Sports, através do seu patrão, Kenneth Ma, ainda participou no Grande Prémio de Macau, a última prova do ano da TCR International Series, mas com a pouco-competitiva versão de 2015.

"O carro que correu em Macau não era o nosso novo TCR Focus, era uma viatura diferente do carro que correu em Singapura e na Malásia", clarificou Brian Ma.

Sobre o que será feito para aumentar a competitividade do carro da marca da oval azul em 2017: "Estamos a trabalhar principalmente nas suspensões e motor", diz Ma.

Links Relacionados